PM orienta sobre violência doméstica no Agosto Lilás
Conhecido como “Agosto Lilás”, a escolha se deu porque em agosto de 2006 foi sancionada a Lei “Maria da Penha”, um marco importante na história da busca em prevenir toda ação ou mesmo omissão relacionada ao gênero, prejuízos que possam lhe causar morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e danos moral e até patrimonial.
A Capitão Esther, comandante da 1ª Cia PM, afirmou que essa neste mês evidencia que é importante ser divulgada a lei, para que a mulher vítima seja instruída e orientada a identificar os tipos de violência e também saber quais são as formas de proteção.
Neste sentido, para aumentar a manutenção e preservação da ordem pública em todo estado de São Paulo está em andamento a “Operação Shamar”.
A operação tem por objetivo a intensificação de ações que já são prioridade na cidade de Barretos, como por exemplo, a intensificação das visitas solidárias feitas pela Polícia Militar às mulheres que possuem medidas protetivas – essas recebem visita de patrulha para que verifique se a medida está sendo cumprida e que seja aumentada à segurança dessa vítima.
“Essa reforça que vários órgãos estão sendo mobilizados e envolvidos para que seja priorizado e implementado ações para que os índices desse tipo de violência seja menor e que a proteção seja aumentada”, afirmou a capitão Esther.
As denuncias podem ser feitas na central de atendimento à mulher por meio do Disque Denuncia 180 e quando em caso de emergências, as denúncias devem ser feitas no telefone da Polícia Militar 190.