Diretório do PT de Barretos divulga nota de repúdio a título de Cidadão a Jair Bolsonaro

Nota de repúdio a Jair Bolsonaro e a
Concessão do título de cidadão honorário de Barretos

O Partido dos Trabalhadores de Barretos vem, através desta carta aberta à população, manifestar seu mais veemente repúdio e desaprovação ao Decreto Legislativo do vereador Paulo Correa (PL), aprovado pela Câmara Municipal, que concede a Jair Messias Bolsonaro o título de “Cidadão Honorário” de Barretos.
A concessão de uma das maiores honrarias da cidade a uma figura como a do ex-presidente representa uma afronta à população, tendo em vista que quase 40% dela votou contra a permanência de Bolsonaro e de suas políticas contrárias à ciência, aos direitos das mulheres, aos direitos dos negros, aos direitos dos pobres, aos direitos dos LGBTQIA+, aos direitos das crianças, aos direitos dos velhos, aos direitos humanos.
Será necessário lembrar o descaso criminoso do senhor Jair Messias no trato com a Covid-19? Quantas pessoas que conhecemos poderiam ter sido salvas se houvesse um mínimo de humanidade e respeito à medicina? Quantas pessoas poderiam ter sido salvas se não houvesse uma criminosa política de armamento da população? Quantos seres humanos e animais poderiam ter sido salvos se um presidente não apoiasse a “passagem da boiada”, o desmatamento ilegal, o garimpo ilegal?
A vida, para um ser como Jair Messias Bolsonaro, só tem valor quando é a sua ou a dos seus que está em jogo. Um cidadão que tem como herói o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, reconhecido torturador e assassino do período da ditadura militar evidencia de maneira cabal o seu caráter.
Só este breve histórico de Bolsonaro já indicaria o descalabro de entregar a ele o título de cidadão honorário da cidade. Mas há também sua histórica ligação com as milícias cariocas e com a capacidade de lesar os cofres públicos, como provam os últimos acontecimentos envolvendo ocultação e venda de joias que deveriam estar tombadas e preservadas como patrimônio da União. Conceder a este cidadão o título de barretense é manchar, de maneira indelével, a história da cidade. Uma grave desonra para seus munícipes.
O Decreto aprovado pela Câmara diz que “a homenagem é um reconhecimento aos trabalhos feitos por Bolsonaro a Barretos, ao agronegócio, ao estado e ao país”. Essa baixeza afronta o caráter do povo brasileiro, que nos anos de Bolsonaro foi atirado à fome, à pobreza, ao escárnio internacional.
Diferente dos anos de trevas de Jair Messias, nos governos Lula e Dilma as coisas progrediram bastante em Barretos. Para quem não lembra, listamos a seguir algumas das conquistas durante os governos progressistas do PT:

✓SAMU;
✓UPA;
✓Instituto Federal;
✓Centro de Reabilitação Solange Ávila;
✓Unidade Infantil do Hospital do Amor (Lulinha);
Liberação de verbas destinadas ao ✓Hospital do Amor e construção do Pavilhão Alexandre Padilha;
✓Construção e ampliação de diversas UBS;
✓Liberação de verbas para reforma da Santa Casa;
✓Liberação de verbas para construção da Avenida dos Coqueiros;
✓Liberação de verbas para construção da ✓Avenida Fundo do Vale;
✓Asfaltamento da Via das Comitivas.

Além dessas ações pontuais beneficiando diretamente a cidade, os governos Lula e Dilma estiveram ao lado do cidadão barretense através dos programas sociais que contemplaram muita gente e que agora estão de volta:
✓Minha Casa, Minha Vida;
✓Prouni,
✓Bolsa Família;
✓Farmácia Popular;
✓Mais médicos;
✓Saúde da Família;
✓Banco de ✓Alimentos.

O Partido dos Trabalhadores de Barretos-SP reitera, portanto, seu repúdio e sua revolta ante a atitude da Câmara Municipal de Barretos e alerta à população para mais um desmando cometido por aqueles que deveriam representar o povo.

Partido dos Trabalhadores – Diretório Municipal de Barretos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.