Câmara agenda entrega do Título de Cidadão Emérito de Barretos ao pecuarista José Uilson Freire
Homenageado é idealizador do Rodeio pela Vida; Título foi proposto pelo vereador Paulo Correa (PL).
A Câmara de Barretos agendou para o dia 31 de agosto (quinta-feira), às 19h, Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadão Emérito da Estância Turística de Barretos ao pecuarista e incentivador do Rodeio, José Uilson Freire.
A homenagem foi proposta pelo vereador Paulo Correa (PL), por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 26/2023, aprovado por todos os vereadores.
Os títulos de Cidadão Emérito são concedidos ao barretense nato, ou aos que aqui ficarem radicados por longos anos, a ponto de se considerarem barretenses, e que, por suas atividades intelectuais ou esportivas ou sociais, venham a projetar-se no cenário nacional ou internacional, constituindo-se, assim, num legítimo orgulho da cidade onde nasceram ou se radicaram.
O HOMENAGEADO
José Uilson Freire tem 63 anos e nasceu em Jaborandi/SP. É filho de Francisco Freire e Maria Aparecida Freire. Pai de Thiago Henrique Freire, Natália Martins Freire, Maria Luiza Freire, Maria do Carmo Freire e José Uilson Freire Filho.
Pecuarista, José Uilson é um dos maiores incentivadores do rodeio no Brasil. Tornou-se um dos mais atuantes profissionais do meio, implementando inovações e trabalhando para a valorização e reconhecimento dos profissionais e animais do rodeio brasileiro, como o apoio à criação da PRT – Profissionais de Rodeios em Touros e a implantação da pontuação do rodeio nacional válida para a final mundial da modalidade, em Las Vegas/EUA.
José Uilson idealizou a “Festa dos Campeões de Barretos” que por vários anos homenageou os vencedores da maior Festa do Peão do Brasil, e criou o “Crystal Top Team”, torneio nacional que oferecia mais de R$ 1 milhão em prêmios, revelando talentos que hoje são destaques no rodeio mundial.
Mais recentemente, em parceria com Henrique Prata e equipe, vem trabalhando na organização do Rodeio Pela Vida, evento solidário que tem 100% de arrecadação em prol do Hospital de Amor.