Defesa Civil de Barretos realiza treinamento para combate a incêndios em áreas urbanas
Exercício teórico e prático também contou com a participação de agentes da Ronda Municipal, SAAE e secretarias municipais de Obras e de Agricultura e Meio Ambiente.
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, realizou na manhã desta quinta-feira, 17 de agosto, um treinamento para combate a incêndio em vegetação no perímetro urbano, com os membros da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, a COMDEC.
O objetivo da capacitação é levar conhecimento prático e teórico sobre as possíveis ocorrências com fogo no período de tempo seco e estiagem. “A gente está na estiagem e acontece muito fogo em vegetação rasteira. Então, o intuito do treinamento é deixar o pessoal que faz parte da comissão familiarizado com as rotinas da Defesa Civil, para que se algum dia houver a necessidade de um apoio eles possam fazer isso com segurança, conhecendo o equipamento, para minimizar os riscos”, disse o bombeiro civil Raul Fernandes Pedrosa.
Ele também destacou que Barretos é a quinta maior cidade do Estado de São Paulo em extensão, com longo período de estiagem e muitos focos de incêndio. Pedrosa explicou que o uso dos equipamentos e veículos da Defesa Civil depende de cada ocorrência. “Aqui a gente tem um veículo 4×4 com bomba e tanque de 400 litros, que é mais leve e rápido, e muitas vezes consegue chegar na ocorrência de fogo em vegetação com maior agilidade, evitando que ele tome grandes proporções. Se chegamos ao local e o fogo já está alto, a gente pega nosso caminhão que tem 8 mil litros de água e se desloca para fazer o combate. Fora estes equipamentos, temos a bomba costal e os abafadores”, contou.
Segundo o secretário de Defesa Civil, José Eduardo dos Santos Júnior, esta é uma capacitação preventiva, mas o apoio da população é muito importante. “Estamos treinando nosso pessoal para que eles estejam preparados em casos de emergência com fogo. Pedimos à população que não façam uso de queimadas, pois além de serem proibidas são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente”, disse.
Participaram do treinamento, agentes da Ronda Municipal, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente e Obras e Serviços Urbanos. Para comunicar uma queimada o cidadão deve ligar para o Corpo de Bombeiros (193) ou para a Defesa Civil pelo telefone (17) 99195-8754. Os dois órgãos atendem 24h.
Fotos: Tininho Jr.