Polícia Civil prende 8 pessoas e apreende 100 quilos de cocaína durante operação na Cracolândia
Um dos presos é apontado como “Disciplina do Fluxo”, responsável por liderar a venda de drogas na região
A Polícia Civil prendeu oito pessoas por tráfico de drogas e apreendeu 100 quilos de cocaína, além de porções de maconha e crack, durante uma operação realizada na Cracolândia nesta terça-feira (8). A ação mirava dois alvos, sendo um o responsável por espalhar a droga nas Cenas Abertas de Uso, e o outro, por fornecer os entorpecentes em grandes quantidades.
“Essa ação foi realizada num primoroso trabalho de investigação policial da 1º Delegacia Seccional. Essa força-tarefa que envolve um grande trabalho de investigação é realizada em várias fases e ontem foi mais uma”, ressaltou o secretário da Secretaria da Segurança Pública, Guilherme Derrite.
Pela 3º Distrito Policial e pela Cerco, sete pessoas foram presas por tráfico de drogas e associação. Um dos presos é apontado como o “Disciplina do Fluxo”, ou seja, o que liderava a venda de drogas na região, impondo regras aos outros traficantes. “O homem usava peruca para se disfarçar na multidão, mas foi identificado pela polícia civil e preso”, explicou Derrite.
Seu comparsa, conhecido como “Capitão do Mato” e designado para executar seus comandos, também foi preso. Ele já havia sido abordado pela Guarda Civil Municipal com um simulacro de arma no começo do ano. Outro homem detido durante a operação do dia 22 de julho também está entre os presos.
Com o grupo, foram apreendidos um simulacro de arma de fogo, uma granada indoor pimenta, além de porções de crack e maconha.
Já a equipe do 2º distrito policial prendeu em flagrante um homem com cerca de 100 quilos de cocaína. O suspeito tem passagem por receptação e roubo e saiu do sistema prisional em 2020.
“O centro de São Paulo é uma das prioridades do nosso governo e nós da Polícia Civil trabalhamos incansavelmente para cessar as atividades criminosas na região. Isso requer paciência e um trabalho de Inteligência muito apurado, que vem sendo feito. Essas prisões são importantes e se interligam”, reforçou o dr. Artur Dian, delegado-geral da Polícia Civil.
Outras ações
As ações de combate ao tráfico de droga e o policiamento ostensivo tem se intensificado na região da Cracolândia. No dia 27 de julho, policiais do 3º DP prenderam em flagrante o homem apontado como um dos principais fornecedores de crack na região. Com ele, foi apreendido 1,5kg de crack, além de R$ 12 mil em dinheiro. Ele ia para o Guarujá toda semana comprar matéria-prima para preparar a droga.
Já no dia 30 de julho, uma operação da Polícia Civil com a GCM prendeu 15 suspeitos por tráfico de drogas e receptação. Um dos envolvidos já havia sido preso no mesmo local dois dias antes, mas foi liberado na audiência de custódia. Ao todo, foram apreendidas 75 porções de cocaína, 39 de maconha, 16 de K9, dois pedaços de crack e três tijolos de maconha, além de outros objetos usados na venda dos entorpecentes.
Na mesma semana, foram detidos um homem e uma mulher acusados de serem líderes do tráfico de drogas no central da Capital. Eles estavam entre os 24 presos em três operações para desmantelar o comércio de entorpecentes na região central. Após investigações, os policiais identificaram 16 alvos, que foram presos em flagrante por tráfico. Outras duas pessoas eram foragidas da Justiça e também foram presas. Dos 18 presos, 16 já tinham antecedentes criminais. Todos passaram por audiência de custódia, sendo que seis foram colocados em liberdade.