CAIXA participa da sanção do novo Minha Casa, Minha Vida
Banco é o principal operador do programa habitacional.
A CAIXA participou nesta quinta-feira (13) da cerimônia de sanção do Novo Minha Casa, Minha Vida (MCMV), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). As novas regras do programa, vigentes desde 7 de julho, incluem ampliação do acesso de faixas de renda, redução de taxas e aumento do subsídio para aquisição dos imóveis, entre outras melhorias.
A Medida Provisória (MP) 1162/2023, na forma do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 14/2023, foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em evento que contou com a presença do Ministro das Cidades, Jader Filho, da presidenta da CAIXA, Maria Rita Serrano, e demais autoridades, além de empregados do banco.
O presidente Lula reforçou em seu discurso a necessidade do governo atuar no setor de habitação popular. “Parabéns a todos que trabalharam no projeto do novo MCMV. Há um déficit habitacional crônico no Brasil de 6 a 7 milhões de casas, mesmo com o MCMV fazendo 6 milhões de moradias nesses últimos anos. É preciso que a gente zele pelo que vai entregar para as pessoas mais pobres desse país”.
Já em sua fala, a presidenta Maria Rita Serrano afirmou que a CAIXA está preparada para executar o novo MCMV, gerando empregos e garantindo dignidade e respeito às famílias.
“Na CAIXA, nestes seis meses de gestão, montamos equipe, refizemos o plano estratégico à luz das demandas do governo federal, ampliamos as possibilidades de disputa no sistema financeiro, estamos investindo em tecnologia, em sistemas e em pessoas, além de retomar a relação com governadores, prefeitos, empresas e entidades. A CAIXA está preparada para atender o MCMV”, afirmou a presidenta.
A presidenta disse ainda, com a retomada do MCMV, já foram gerados 580 mil empregos no setor. A CAIXA entregou, no primeiro semestre deste ano, cerca de 8 mil unidades habitacionais da Faixa I, beneficiando 30 mil pessoas. “A meta é entregar mais 10 mil moradias até dezembro e contratar 150 mil unidades da Faixa I do programa”, finalizou Maria Rita Serrano.
O MCMV é o maior programa de habitação popular já executado no Brasil. Gerido pelo Ministério das Cidades, foi criado em 2009, e já entregou mais de 6 milhões de unidades habitacionais. Até 2026, a meta é contratar mais 2 milhões de moradias pelo programa.