Roubos e furtos na região central de SP seguem em queda na 1ª semana de julho
São 14 semanas seguidas de queda desde abril
O relatório semanal dos índices de criminalidade na região das Cenas Abertas de Uso de Entorpecentes, divulgado nesta quarta-feira (12), mostra que a tendência de queda nos casos de furtos e roubos se manteve na primeira semana de julho.
Entre os dias 3 e 9 os roubos caíram 20%, enquanto os furtos tiveram queda de 22% na comparação com o mesmo período em 2022, na área que abrange o 3ºDP e o 77ºDP.
Na comparação com a última semana de março deste ano, os roubos caíram 44%, e os furtos, 37%.
No caso dos roubos, já são 14 semanas seguidas de queda desde o começo de abril.
Os números mostram que a ação das forças de segurança tem sido efetiva para ajudar a diminuir a criminalidade na região, que há décadas sofre um processo de degradação e aumento da violência.
A Polícia Militar mantém o patrulhamento ostensivo com o reforço de 120 policiais e 80 motocicletas na operação Impacto Centro. Já a Polícia Civil realiza a Operação Resgate, com o objetivo de asfixiar o tráfico de drogas no centro.
Na primeira semana de julho as ações policiais resultaram em 65 prisões por furto, tráfico de drogas, roubo, receptação, desenvolvimento clandestino de atividades de telecomunicação, resistência, injúria racial e posse/porte de entorpecentes. Além disso, 22 procurados da Justiça foram capturados.
Além do policiamento ostensivo e do trabalho de investigação da Polícia Civil, a Secretaria de Segurança Pública firmou uma parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) para monitorar criminosos com tornozeleiras eletrônicas. O objetivo é diminuir os altos índices de reincidência criminal dos detidos por roubo e furto. O termo do acordo está em fase final de elaboração para que a medida entre em vigor.