Obras de reconstrução do vertedouro às margens da Rodovia Brigadeiro Faria Lima seguem em andamento
Dispositivo tem função de diminuir a velocidade da água e a quantidade de resíduos que chegam ao Parque dos Lagos e controlar o assoreamento da primeira represa
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, informa que estão em andamento as obras de reconstrução e melhorias do vertedouro na lateral da Rodovia Brigadeiro Faria Lima. O dispositivo tem a função de prevenir o assoreamento da primeira represa do Parque dos Lagos.
De acordo com o secretário de Obras, Plácido Martins Junior, nesta semana foi iniciada a montagem das caixas de gabião. “Esta é uma etapa fundamental para o vertedouro, pois é ali que será depositada boa parte da areia que desce e prejudica o lago. Estamos investindo R$ 2 milhões em recursos próprios para acabar com o problema do assoreamento”, comentou.
A obra consiste em quatro equipamentos feitos em pedra rachão que vão começar na Ponte da Estrada das Palmeiras, com a função de reduzir a velocidade da água e a quantidade de resíduos que ela carrega. Estes resíduos serão depositados no fundo de uma caixa de retenção em gabião, protegendo a tubulação que conduz a água até os lagos.