Governo de SP entrega novo helicóptero Águia 33 para a Polícia Militar

Mais moderno e tecnológico, modelo H135 tem capacidade para 7 pessoas e é o mesmo utilizado na maioria das aeronaves de resgate do mundo

 

O Secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, participou nesta segunda-feira (10), ao lado do governador Tarcísio de Freitas, da entrega do novo helicóptero Águia 33, modelo H135, da Polícia Militar. O evento ocorreu no aeroporto Campo de Marte, em Santana, zona norte de São Paulo.

“É um avanço muito grande a aquisição desse helicóptero para o transporte aeromédico. Esse importante equipamento vai proporcionar ainda mais qualidade a um atendimento que já é feito desde 1984. Temos muito respeito pelos tripulantes, pilotos, co-pilotos, e como trabalhei por 4 anos no Corpo de Bombeiros, sou testemunha do brilhante trabalho que esses profissionais fazem”, diz o secretário Derrite.
O helicóptero H135 é o primeiro modelo biturbina leve com equipamentos aeromédicos embarcados. A aeronave possui capacidade para transportar até sete pessoas, sendo dois pilotos de duplo comando, dois médicos e o paciente, vem equipada com guincho elétrico e tem capacidade de receber, eventualmente, uma segunda maca.
“Para quem tem familiar que é resgatado pelo Corpo de Bombeiros, isso não tem preço. Vocês são verdadeiros anjos da guarda da nossa sociedade e merecem ter um equipamento mais sofisticado para dar esse suporte de vida com maior qualidade e segurança. A aviação tem um papel estratégico e é um investimento que traz muito resultado”, afirma Tarcísio.
O modelo é o mesmo utilizado pelos principais operadores aeromédicos do mundo. Equipado com radar meteorológico, radar altímetro e sistema de anticolisão com outras aeronaves, o novo helicóptero também é preparado para utilização de óculos de visão noturna e visão sintética dos obstáculos.
Com a aquisição, as Polícias Civil e Militar passaram a ter 35 aeronaves. Só a PM tem 32, sendo 29 helicópteros do Águia 33 e três aviões. Toda a frota aérea auxilia no policiamento urbano, rodoviário, de choque, de trânsito, em salvamentos aquáticos e terrestres, combate a incêndios e transporte de autoridades.
Em 39 anos de resgate aeromédico, 12.577 pessoas foram socorridas e 1.621 transportadas por remoção inter-hospitalar, além do serviço auxiliar 852 missões de transporte de órgãos.
Nova tecnologia
O novo helicóptero dá um salto em tecnologia entre os equipamentos usados em São Paulo. No Comando de Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CavPM), as ocorrências aeromédicas sempre foram atendidas com a aeronave monoturbina Esquilo, modelo AS350.
Com o H135, as missões aeromédicas passam a contar com uma aeronave biturbina que atua com mais eficiência, segurança e rapidez, o que permite aumento na capacidade de serviços de salvamento e resgate aéreo.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.