Feriado 9 de Julho marca o início da Revolução de 1932

 

O dia 9 de julho marcou o início da Revolução Constitucionalista de 1932, um movimento organizado pelo Partido Republicano Paulista (PRP), apoiado pelo Partido Democrático (PD) contra o presidente Getúlio Vargas.
“Os dois partidos, no caso, formaram juntos a Frente Única Paulista (FUP)”, explica o professor de História Marcus Vinícius de Moraes, do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP).

O que é o feriado de 9 de julho

O dia 9 de julho tornou-se feriado no Estado de São Paulo em 1997. A concretização da data aconteceu quando o Projeto de Lei nº 710/1995, do deputado estadual Guilherme Gianetti, foi aprovado pela Assembleia Legislativa. Com a sanção do então governador Mário Covas, o dia 9 de julho foi oficializado como feriado por meio da Lei Estadual nº 9.497.
A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento armado contra o então presidente, Getúlio Vargas, que estava no poder desde 1930. As manifestações ocorreram entre os meses de julho e outubro, sendo que o dia 2 de outubro marcou a derrota dos revolucionários, de acordo com o Governo do Estado de São Paulo.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.