SAMU Barretos realiza treinamento de primeiros socorros com profissionais da Educação
Ação segue até o mês de setembro, com a expectativa de capacitar cerca de 1.200 colaboradores da Rede Municipal de Ensino.
O Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Barretos), em uma parceria envolvendo as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, iniciou no mês de junho uma agenda de treinamento de primeiros socorros para profissionais da Educação. Até momento, doze Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) já receberam a capacitação, que segue até o mês de setembro. Todas as 29 unidades da Educação Infantil serão contempladas pela ação, totalizando 1.200 colaboradores.
Em recente encontro com a prefeita Paula Lemos para apresentação dos resultados parciais da ação, o coordenador geral do SAMU, Thalles Olivi de Almeida, ressaltou que os treinamentos realizados pelo serviço formam multiplicadores. “A cada treinamento que desenvolvemos, estamos formando pessoas que poderão atuar diante de uma emergência, realizando os primeiros socorros, e que ao mesmo tempo vão compartilhar no trabalho e com a família sobre o que aprenderam, fazendo assim com que outros cidadãos também saibam quais as medidas básicas a se tomar diante de emergências”, afirmou.
A secretária de Educação, Jéssica Maria dos Santos, enfatizou a múltipla parceria com o SAMU. “O NEU tem proporcionado significativo aprimoramento para os protocolos de segurança de nossas unidades escolares. Além dessa ação, iniciaremos em breve as atividades do Samuzinho, com instruções diretamente para as crianças do ensino fundamental”, destacou.
A coordenadora do NEU, enfermeira Aline de Almeida, explicou que o treinamento é aberto a todos os profissionais da Educação Infantil. “Participam os professores, a merendeira, a equipe da limpeza. Todos podem ter papel crucial se houver um acidente na escola, seja quando uma criança levar um tombo, apresentar convulsão, engasgar”, disse. “Nós passamos então o dia no CEMEI instruindo sobre os tipos de ocorrências e que primeiras medidas adotar em cada situação”, salientou.
Ao receber as equipes envolvidas na ação, a prefeita Paula expressou sua felicidade em ver o bom andamento da iniciativa multissetorial em benefício da população, tal como estabelecido entre os objetivos de sua gestão. “Compartilhando com as equipes dos CEMEIs o conhecimento que empregam diariamente em suas ações para salvar vidas em nossa cidade, os profissionais do SAMU ampliam a rede de cuidados e garantem que serão adotadas medidas adequadas até a chegada do socorro especializado ”, enfatizou a chefe do Executivo.
Debora Schneck, supervisora na Educação Infantil, pontuou que a Educação tem os princípios do cuidar, educar e brincar como faces de uma mesma moeda. A supervisora informou que é utilizado o momento de formação dos Profissionais da Educação Infantil (HEPA – Horário de Estudo, Planejamento e Avaliação) para essa capacitação, sendo esperada a participação de todos os professores de Educação Infantil, pajens e educadores e da maioria dos professores PI e PII e dos demais profissionais, como cuidadores, auxiliares de cuidados diários, serviços gerais e merendeiras.
Assimp-488-2023
Redação: Everton Sylvestre
Fotos: Nivaldo Jr.