Concerto Internacional encanta público no Santuário Nossa Senhora do Rosário
Sob regência do maestro peruano Fernando Ortiz de Vilatte, Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos apresentou pela primeira vez a 5ª Sinfonia de Beethoven em seus quatro movimentos
Encanto e emoção marcaram o Concerto Internacional da Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos (OSMB), realizado pela Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, na última sexta-feira, 30 de junho, no Santuário Nossa Senhora do Rosário.
O espetáculo teve entrada gratuita e foi regido pelo maestro titular da OSMB, o peruano Fernando Ortiz de Villate. Foi também neste concerto que a orquestra apresentou pela primeira vez a 5ª Sinfonia de Beethoven em seus quatro movimentos. O evento contou ainda com a participação do solista Samuel Silva, no violoncelo, na obra “Concerto para Violoncelo em Dó Maior”, de Joseph Haydn, e foi encerrada com a obra tema do filme Superman, de John Williams, consolidando a proposta de execução de temas eruditos e populares em uma mesma apresentação.
O maestro falou da importância da existência de uma Orquestra Sinfônica Pública e pediu reconhecimento do público para o equipamento. “Como músicos queremos falar: somos a Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos. Nos valorizem, nos aplaudam!”, disse.
Maria Augusta Vilarinho assistiu o concerto e agradeceu a oportunidade. “Maravilhoso. Um dos melhores presentes que a nossa prefeita nos dá, através da Secretaria de Cultura”, disse.
“Eu acredito que é sempre um privilégio ter a graça de receber a Orquestra Sinfônica novamente aqui no Santuário. Uma apresentação dessas enche os nossos corações”, declarou o padre Constante Gualdi
Rogério Teodósio, secretário de Cultura, explica que as apresentações da OSMB integram um projeto sólido e consistente de fomento à arte e cultura. “Após 365 dias, voltamos ao Santuário Nossa Senhora do Rosário e reforçamos nosso compromisso de levar a Orquestra Sinfônica aos bairros da cidade pelo projeto “Nosso Bairro tem Concerto”, salientando ainda que os templos religiosos tem a função espiritual, social e cultural”, falou.