Iniciado cadastramento de pacientes no Núcleo Pró-Falcêmico do CSU

 

O Núcleo Pró-Falcêmico de Barretos já está em funcionamento no ponto de cultura “Casa Euri Silva”, localizado no anexo do Complexo CSU, bairro Nadir Kenan. Segundo o coordenador, Osni Pinheiro este cadastro já está aberto a qualquer pessoa que é portadora da doença falciforme, traço falciforme e portadores de doenças raras. “O projeto irá trabalhar com palestras, rodas de conversas e orientações para essa população. Nós somos uma ONG de apoio e não é para fazer tratamento destas doenças”, afirmou Osni.
No início estaremos oferecendo corte de cabelo para crianças e adolescentes na faixa etária de 6 aos 14 anos. De acordo com Osni Pinheiro, é importante a participação também dos cuidadores, para aprenderem a lidar com os pacientes e como fazer a medicação. Os interessados podem procurar o Núcleo Pró-Falcêmico de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h e das 13 às 17h na rua João Cavalani ou agendar pelo telefone (17) 99128-6304
SINTOMAS: A doença falciforme é conhecida por alterações no sangue. As hemácias se tornam rígidas e assumem formato de foice, dificultando a passagem de oxigênio para o cérebro, pulmões, rins e outros órgãos. A enfermidade genética não tem cura e pode ser diagnosticada no Teste do Pezinho. Entre as complicações da doença não tratada estão a anemia crônica e crises dolorosas associadas ou não às infecções.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.