SAAE Barretos esclarece sobre o reajuste do valor da tarifa de água e esgoto
Reajuste visa manter e atender às demandas, além de melhorar a infraestrutura
A aplicação do reajuste no valor da tarifa de água e esgoto em Barretos foi feita no mês de maio para pagamento em junho. Este reajuste se faz necessário em virtude dos constantes resultados financeiros deficitários apontados pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE).
Aproximadamente 49,67% dos consumidores (metade da cidade), o equivalente a cerca de 28 mil famílias, têm um aumento de 6,01%. Isso significa que o valor a ser pago pelo consumo de até 10 metros cúbicos por mês passa a ser de R$ 38,10. As demais cobranças são feitas de maneira progressiva e escalonada.
“É importante destacar que, devido à pandemia da Covid-19, não houve aumento em 2021, e no ano anterior o percentual de reajuste não foi suficiente para cobrir os custos”, enfatiza o diretor comercial e financeiro Carlos Roberto Ferreira.
O superintendente Marcelo Borges esclarece que “esses reajustes são necessários para equilibrar as finanças do SAAEB e garantir a qualidade dos serviços de tratamento de água e esgoto”. “O objetivo é assegurar que a população tenha acesso contínuo à água potável e que os investimentos necessários para manter e melhorar a infraestrutura sejam realizados, de forma a atender às demandas da cidade e garantir a sustentabilidade do sistema no longo prazo”, pontua Marcelo.
Marcelo finaliza pedindo que “os barretenses não acreditem em tudo o que vê e ouvem, e que qualquer dúvida referente ao valor da fatura procurem a autarquia, seja na sede, na Rua 30, ou na unidade do Poupatempo”. “A administração municipal não quer de forma nenhuma prejudicar a população. Pelo contrário! É sabido do problema financeiro que o SAAEB acumula de muitos anos e com o valor da tarifa anterior não dava mais para cobrir os custos e fazer investimentos necessários para melhorar o saneamento básico no município”, diz.