PM forma 597 sargentos em curso superior de aperfeiçoamento
A solenidade contou com a presença do secretário Derrite e do governador do Estado, Tarcísio de Freitas
O secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, participou ao lado do governador, Tarcísio de Freitas, da formatura de 597 sargentos no Curso Superior de Tecnólogo de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública ou, como é conhecido, Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS). A formação permite que os 2º e 3º sargentos sejam promovidos a 1º sargento e, posteriormente, a subtenente.
“As forças policiais de São Paulo são referência em todo o Brasil por conta de suas formações, que são levadas a sério”, destacou o secretário Derrite. “Guardem na memória estes períodos de aprendizagem, pois eles são fundamentais no desempenho de suas funções. Parabéns aos senhores que estão fazendo história pela produtividade operacional e pela redução dos indicadores criminais”, completou.
O curso, ministrado pela Escola Superior De Sargentos (ESSgt), teve duração de quase quatro meses e formou 549 homens e 48 mulheres. Como pré-requisito para entrada no aperfeiçoamento, é necessário que o PM seja 3º ou 2º sargento para, depois de formado, ser promovido a 1º sargento e, posteriormente, a subtenente PM.
Todas as modalidades do curso foram de ensino à distância, com matérias curriculares distribuídas nas áreas de administração, jurídica e profissional.
“A formação se aperfeiçoa a cada geração e fica cada vez melhor. Mais quantidade agregada, mais tecnologia, mais conhecimento e as forças vão se adaptando aos novos desafios. Eu olho para vocês e vejo uma série de heróis, que passam anônimos na maioria dos dias e a formação continuada é o que garante essa excelência”, disse o governador Tarcísio de Freitas.
Durante o evento, o primeiro colocado do curso, o 2º sargento Rafael Rodrigues Martin, recebeu a medalha “Pedro Dias de Campos”, em reconhecimento ao seu desempenho intelectual. A honraria reconhece o esforço pessoal do policial militar destacado e homenageia a memória do Comandante Geral da Força Bandeirante. O segundo e o terceiro lugares ficaram com o 2º Sgt João Cezarino de Souza Carvalho Sabino e o 2º Sgt Carlos Alberto Rolim Machado, respectivamente.
Escola Superior de Sargentos (ESSgt)
A Escola Superior de Sargentos, órgão de ensino subordinado à Diretoria de Educação e Cultura, é tradição na formação e aperfeiçoamento dos sargentos da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
O atual comandante da ESSgt é o Cel Elizeu Sebastião da Silva Filho e conta com o efetivo de 122 policiais.