Secretário Derrite participa da formatura de 187 alunos-oficiais da PM
Os formandos foram agraciados com espadas; esta foi a primeira formatura da gestão
O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, participou nesta sexta-feira (2), ao lado do Governador Tarcísio de Freitas, da formatura de 187 alunos-oficiais do bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública da Polícia Militar. Durante a solenidade, que aconteceu na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), foram entregues espadas aos formandos.
“Em fevereiro de 2003, meus pais me trouxeram de Sorocaba para São Paulo e me entregaram aos cuidados dessa casa de ensino. Estudei durante 4 anos, me formando exatamente como os senhores, nesse mesmo pátio sagrado, em dezembro de 2006. Eu sei o quanto esses jovens se empenharam para entrar nessa academia militar e que estão prestes a entrar na melhor fase de suas vidas, a hora de servir à sociedade. Honrem essa escola militar e façam valer o juramento que fizeram nesse pátio”, disse o secretário Derrite.
Esta foi a primeira formatura da gestão, que teve o governador Tarcísio como o paraninfo da turma.
“Quando chegaram aqui, cada um de vocês recebeu uma sacola vazia. Podem ter certeza que a Academia do Barro Branco é uma loja de ferramentas que vocês foram colocando nessa sacola. A partir do momento que vocês passarem por aquele portão, vão descobrir que elas vão servir para resolverem os problemas do dia a dia. São vocês que vão proporcionar segurança e paz social”, disse o governador Tarcísio.
Ao todo, foram 18.809 inscritos no concurso, que oferecia 190 vagas. Entre os formandos, estão 183 policiais da Polícia Militar de São Paulo, sendo 144 homens 39 mulheres, além de quatro alunos-oficiais – uma mulher e três homens – da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Ainda ficam em formação 547 alunos na APMBB.
“O sentimento é de gratidão. São 3 anos e meio aqui, a gente enfrenta várias dificuldades, é um curso extremamente concorrido e é difícil de entrar e difícil de sair. Se hoje eu consegui a primeira colocação, não foi só por mim, mas por todos que estiveram ao meu lado”, disse o PM Gabriel Garcia, 1° colocado da turma de aspirantes de 2023.
Ele fez 9,5800 pontos durante toda sua trajetória na Academia. A nota é uma média de todas as disciplinas aplicadas durante o curso, como educação física, maneabilidade, direito penal, direito civil e procedimentos operacionais padrão.
Turma 1º Tenente PM Matheus Augusto Bercke
A turma de aspirantes 2023 homenageou o 1º Ten PM Bercke. Em 2009, quando possuía 27 anos de idade e oito anos na Corporação, faleceu no cumprimento do dever. Ele atendia uma ocorrência de resgate a dois trabalhadores que construíam uma fossa séptica, quando houve um deslizamento, que soterrou o Oficial e um sargento de sua equipe.
Além da homenagem no nome da turma, destaca-se também que aproximadamente 40% dos integrantes já eram policiais antes de ingressarem na APMBB.
Espada
No âmbito militar, a entrega das espadas está associada à aplicação de princípios e valores, tais como responsabilidade, competência, bondade, a aplicação da justiça, o respeito e amor à Pátria.
Na Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), corresponde ao armamento utilizado por um de seus fundadores, o Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar. No Exército Brasileiro, a espada do oficial é uma réplica do artefato pertencente ao Duque de Caxias.
Quando associada com o símbolo da Justiça, a espada simboliza a decisão e separação entre o bem e mal, sendo misericordiosa com o primeiro e golpeia e pune o culpado.
Se tratando do movimento de “apresentar arma” do oficial com espada, cada um dos movimentos possui uma simbologia, sendo em ordem: pela honra, por Deus e pela Pátria.