Secretaria de Cultura divulga agenda de atividades do Programa Pontos MIS

Mostra “Animações Nacionais”, no Cine Barretos, e oficina “Filme Sem Câmera”, no CEU das Artes, fazem parte da programação.

A Secretaria Municipal de Cultura divulgou as próximas atividades do Programa Pontos MIS, parceria entre Museu da Imagem e do Som de São Paulo e Prefeitura da Estância Turística do Município de Barretos. Nesta quarta-feira, dia 31, será realizada a mostra “Animações Nacionais”, com exibições, no Cine Barretos, dos filmes “Garoto Cósmico”, às14h, e “O Menino e o Mundo”, às 19h.

No dia 5 de junho, o CEU das Artes será palco da oficina “Filme Sem Câmera”, direcionada para crianças acima de 8 anos. A atividade tem quatro horas de duração, das 14h às 18h, e oferece 12 vagas. As inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Av. 15, esquina com a rua 18, 724 (antigo prédio do Fórum), das 9 às 17h. As vagas serão preenchidas mediante ordem de inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da secretaria: (17) 3612-2775.

Mostra “Animações Nacionais”

Local: Centro Cultural “Osório Falleiros da Rocha” – Cine Barretos

Endereço: Rua 20, 864 – Centro

 

Dia: 31 de maio (quarta-feira)

Horário: 14h

Filme: GAROTO CÓSMICO

Classificação: Livre

Ingresso: GRATUITO

Direção: Alê Abreu.

País de produção: Brasil.

Tempo de duração: 76 minutos.

Ano: 2007.

Sinopse: Três crianças, Cósmico, Luna e Maninho, vivem em um mundo futurista, onde as vidas são totalmente programadas. Certa noite, enquanto tentam obter pontos para ganhar um bônus na escola, eles se perdem no espaço e descobrem um universo infinito.

Dia: 31 de maio (quarta-feira)

Horário: 19h

Filme: “O Menino e o Mundo”

Classificação: Livre

Direção: Alê Abreu.

País (es) de produção: Brasil.

Tempo de duração: 80 minutos.

Ano: 2014.

Sinopse: Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.

Prêmios: Lançado em 2014, levou mais de 100 mil espectadores aos cinemas franceses e conquistou o Prêmio Cristal de melhor longa-metragem no 38º Festival de cinema de Annecy, na França, considerado o maior prêmio da animação mundial.

____

OFICINA “Filme sem câmera”

Dia: 5 de junho (Segunda-feira)

Horário: das 14 às 18h

Duração: 4 horas

Público: crianças a partir dos 8 anos

Local de realização: CEU das Artes – Rua São José, 803 – Jd. Universitário. Barretos/SP.

Local de inscrição: Secretaria da Cultura, av. 15, esquina com a rua 18, 724 (antigo prédio do Fórum)

Vagas: 12

Seleção: primeiros inscritos

Sinopse: Oficina de experimentações lúdicas com materiais do mundo do filme analógico (película super8mm). Partindo de brincadeiras e jogos sensoriais, descobriremos como podemos criar um filme feito de cores e muita diversão.

A atividade será ministrada pelo film-designer, educador e programador, Kaká. Seus filmes, video-instalações e textos foram expostos em festivais, galerias e museus tais como: SFMOmA -Cinemateque (Crossroads 2018)- EUA; Pantalla Global CCCB-Barcelona; Museo San Telmo -San Sebastián-Espanha; EAC (Espacio de Arte Contemporaneo)-Uruguay; Microscope Gallery;13 Bienal de Artes Mediales (Temblor)- Chile; Berwick Film & Media Fesitival-Reino Unido; Programa de Exposições CCSP-SP-Brazil(solo); Revista ArtContexto- Brazil; 19 Fest CurtasBH-Brazil; 13 CineOP-Brazil; CantorGallery, Massachusetts – USA; VisArts– Frame & Frequency 3– Rockville- USA; CCEG- Centro Cultural España-Guatemala; La Darsena – Argentina; Sala Nordeste -MinC- Brazil; Museu da Imagem e do Som (MIS)- Brazil; Dobra Festival Internacional do Cinema Experimental- Cinemateca MAM- Rio de Janeiro, entre outros. Como educador coordenou (2014-2016) o programa de formação em audiovisual “”Fazer o Mundo Fazendo Video””, patrocinado pela Petrobrás e a ação educativa SSS_South Small Sister; trabalhou junto aos – Guarani mbyas- (Ventana a la Diversidad) entre outro.Em 2015 co-programou o ciclo “”Imagem-Pensamento”” no Bcúbico em Recife, em 2016 programou uma sessão no Dobra Festival-Cinemateca MAM Rio de Janeiro e a Mostra SocioAmbientall de filmes. Em 2017 um ciclo de seis meses de intervenção no Cinema da Matilha Cultural e em 2019 a homenagem a Jonas Mekas, no CCBB-SP e na Cinemateca do MAM, Rio de Janeiro.

Redação: Assessoria de Imprensa / Secretaria Municipal de Cultura

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.