Corpo de Bombeiros promove capacitação de profissionais no Uruguai para atenderem casos de suicídio
O método, desenvolvido pela corporação em 2015, já é usado em 16 estados e visa uma abordagem humanizada durante as ocorrências.
O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo enviará, nesta terça-feira (30), dois bombeiros à cidade de Punta del Leste, no Uruguai, para capacitar os bombeiros e profissionais de saúde mental locais a atenderem de forma humanizada ocorrências envolvendo tentativas de suicídio, que vem crescendo no país vizinho. Pela primeira vez, a técnica será exportada para fora do país, em forma de dois dias de treinamento intenso.
“Ouvir de forma compassiva e empática tentantes de suicídio gera vida em locais onde antes existia apenas a dor e o sofrimento” diz o Tenente Coronel Diógenes Munhoz, um dos bombeiros que viajarão para o Uruguai.
A técnica criada e desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo no ano de 2015 vem tomando proporções significativas e já é adotada em 16 estados do país. Ao todo 150 profissionais, entre enfermeiros, médicos, bombeiros, psicólogos e outros profissionais ligados à área da saúde mental participarão do treinamento, que tem como objetivo dissuadir pessoas que estão em uma tentativa de suicídio e proporcionar humanização no momento da crise.
Além de envolver outras áreas de conhecimento, como a psicologia, a psiquiatria, a linguagem corporal e até a filosofia, a abordagem humanizada tem se mostrado uma ferramenta importantíssima no acolhimento dessas pessoas. Conta com a experiência prática decorrente dos atendimentos a este tipo de emergência, que se embasa em diversos estudos científicos publicados por profissionais que acreditaram na humanização e estudam a temática constantemente.
Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Públic