No “Dia D” foram aplicadas 947 vacinas, sendo: 548 contra Gripe; 304 contra COVID-19; 04 contra SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e 91 (vacinas diversas do Calendário de Vacinação) em crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Na ocasião, o Trenzinho esteve presente, durante o horário de vacinação, percorrendo a cidade; também houve brinquedos infláveis, distribuição de pipoca e algodão doce para estimular e alegrar as crianças. Além da animação do casal “Zé e Maria Gotinha”.
É de fundamental importância destacar que as vacinas continuam disponíveis para todos os cidadãos. Para receber as vacinas, é necessário apresentar documentos pessoais e Carteira de Vacinação. Caso a população esteja com alguma dose em atraso, deve aproveitar a oportunidade para colocá-las em dia e assegurar sua saúde e de sua família.
Mobilização – No período de 15 a 19 de maio, a equipe da Saúde Municipal, com apoio da Vigilância Epidemiológica e a presença dos queridinhos “Zé e Maria Gotinha”, realizaram ampla divulgação do “Dia D – Plantão de Vacinação” nas Escolas da Rede Municipal e Particular de Ensino. A iniciativa teve por objetivo alertar as crianças sobre a importância de receber todas as doses do Calendário Vacinal, evitando possíveis doenças e também, para convidá-las para o evento que aconteceu no último sábado dia 20 de maio, nas Estratégias Saúde da Família – ESF’s dos bairros: Vila Fabri e Nosso Teto.
A Secretária Municipal da Saúde, Dra. Sadia Daher Rodrigues Ferreira informou que as Campanhas de Vacinação estão sendo realizadas de forma simultânea. “Quem for até o Posto de Vacinação para tomar a primeira, segunda ou dose de reforço contra a COVID-19, por exemplo, pode também receber as demais vacinas do Calendário Vacinal, o que inclui a vacina da Gripe”. Dra. Sadia acrescentou, dizendo: “vacinar é proteger! É garantir que doenças já erradicadas não voltem. É prevenir casos graves dessas doenças. Por isso, é tão importante manter a caderneta sempre atualizada”, destaca.
O Vice-prefeito, Sérgio Campanholi destacou que “temos um projeto de saúde pública municipal eficiente e estamos buscando isso em várias frentes, mas a prevenção também é de grande importância e a vacina é parte fundamental disso. Uma prova foi o enfrentamento à COVID-19, onde Colina destacou-se pela eficiência e pioneirismo no enfrentamento. Priorizamos também a prevenção infantil, considerando que as crianças são o futuro do nosso país. A vacina é uma medida responsável e precisamos cada um fazer a nossa parte. O Poder Público ofertando e as famílias procurando os postos de vacinação, umas vez que: estamos oferecendo vacinas para crianças, jovens, adultos e idosos”,