Megaoperação da Polícia Militar contra rachas apreende 119 carros na zona sul

A ação é resultado de três meses trabalho de inteligência policial e contou com 98 policiais militares.

Uma megaoperação da Polícia Militar deflagrada na noite de quinta-feira (19) para coibir as práticas conhecidas como rachas apreendeu 119 carros na Avenida Europa, zona sul de São Paulo. Os motoristas autuados por participação no delito deverão pagar, cada um deles, uma multa de cerca de R$ 2.934,70 e ainda poderão ter o direito de dirigir suspenso por um período de 2 a 8 meses.

“O nosso objetivo é reestabelecer a ordem, trazer tranquilidade aos moradores do local, punir os envolvidos e preservar a vida no trânsito. A prática da exibição de manobras perigosos e de competição coloca muitas vidas em risco”, ressaltou o tenente coronel Marcos Cunha, comandante do 1° Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).

A ação, realizada pelo Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) em conjunto o 5º Batalhão de Policiamento de Choque (BPChq), é resultado de cerca de 3 meses de trabalho de inteligência policial, que conseguiu identificar o local, os organizadores e os veículos participantes. Cerca de 98 policiais militares, em 57 viaturas, além de 4 cães farejadores, participaram da megaoperação.

“Os eventos ilegais são organizados em grupos de redes sociais”, detalhou ainda o tenente coronel. Ele também explicou que para esta megaoperação a estratégia usada para coibir este tipo de delito foi mais assertiva, já que, além dos que competiam nos rachas, os motoristas que também realizavam exibição de seus carros também foram autuados. “Desta forma, as pessoas pensam duas vezes antes de participar com seus veículos nestes eventos. Se não tem público, eles não são realizados”, ressaltou ainda.

A megaoperação faz parte de um conjunto de ações de fiscalização e educação para o trânsito que estão sendo desenvolvidas pelo CPTran ao longo deste mês em razão do Maio Amarelo, campanha que promove a conscientização da segurança no trânsito. Neste ano, a 10º edição da iniciativa tem como tema “No trânsito, escolha a vida”.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.