Palestra emociona famílias assistidas pelo Fundo Social de Solidariedade
Evento abordou a importância da saúde emocional e do trabalho para mudança de vida
O Fundo Social de Solidariedade (FSS) da Estância Turística de Barretos promoveu na manhã desta quinta-feira, 11 de maio, uma palestra de conscientização para famílias atendidas pelo órgão. O evento reuniu mais de 50 pessoas que se emocionaram e compartilharam experiências.
Ministrada pela presidente do FSS, Letícia Oliveira Lemos, que é psicóloga atuante há mais de 20 anos, a palestra “Eu transformo a minha vida a partir do momento que eu acredito que sou capaz” tratou de assuntos como cuidados com a saúde emocional e da importância do trabalho para mudança de vida. “Olhem para o coração de vocês, que pode estar em pedaços, destruído, mas precisamos dar vida a eles. E o primeiro incentivo que vocês podem dar aos seus corações é acreditando nele. Vocês precisam acreditar para abraçar as oportunidades. Hoje, na gestão da prefeita Paula Lemos, nós temos oferecido oportunidades de capacitação e, para isso, é importante não deixar o medo lhe impedir de aprender”, disse.
Importância das capacitações
Letícia também recordou dos cursos de cabeleireiro, salgados, panificação, decoração em MDF, esmaltação em gel, oferecidos pelo FSS, em parceria com o Centro Municipal Profissionalizante (Cemup) e com o Cavalgando para o Futuro, e incentivou as famílias a não terem medo de participarem das capacitações. “Quando você chega lá, sem saber nada, vai ter alguém para te acolher, orientar e te ensinar. A gente tem que vencer este medo e isso depende de cada um de vocês. Precisamos acreditar, porque a capacitação está sendo oferecida gratuitamente”, explicou.
Ingrid Barbosa Vieira, que atualmente faz o curso de garçonete oferecido pela Carreta de Hospitalidade do Via Rápida Emprego, disse ter perdido, recentemente, uma oportunidade de trabalho como auxiliar de cozinha por medo de não conseguir se adaptar. “Hoje exigem muita experiência e você tem que se capacitar primeiro”, disse.
Ao final da palestra, os participantes ainda desfrutaram de um café da manhã especialmente preparado pela equipe do Fundo Social de Solidariedade.