Barretos é destaque no 65º Congresso Estadual dos Municípios
Prefeita Paula Lemos expõe ações locais no painel ‘Políticas Públicas como Estratégia de Apoio ao Empreendedorismo’, organizado pelo Sebrae
A Estância Turística de Barretos foi um dos destaques no primeiro dia de programação do 65° Congresso Estadual de Municípios, promovido pela Associação Paulista de Municípios (APM). Com o lema “Município Forte. País Desenvolvido”, o evento, que trata de soluções para o setor público, está sendo realizado em Ribeirão Preto, no Taiwan Centro de Eventos, e segue até quinta-feira, dia 11.
Anualmente, o congresso reúne gestores públicos paulistas, representantes dos Três Poderes — do estado de São Paulo e da União — e público geral para discutir temas relativos às cidades, além de convidar prefeitos, autoridades e especialistas para apresentar boas práticas de gestão. Nesse sentido, a prefeita Paula Lemos foi convidada a participar do painel ‘Políticas Públicas como Estratégia de Apoio ao Empreendedorismo’ e expôs ações adotadas em sua gestão, entre elas o Projeto “Empreendedor do Futuro se Faz na Escola”, vencedor do Prêmio Prefeito Empreendedor – 2022, na categoria Empreendedorismo na Escola, e Programa Barretos, terra de oportunidades.
Durante a sua apresentação, Paula Lemos relembrou sua trajetória política até ser eleita a primeira prefeita de Barretos e destacou as diretrizes de sua gestão para fortalecer o empreendedorismo local. “Ainda nas primeiras reuniões de campanha para prefeita, começamos a pensar em como transformar Barretos em um solo fértil de oportunidades. Fui vereadora por duas legislaturas e conhecia a necessidade de fomentar e fortalecer o micro e o pequeno empreendedor, que são os grandes parceiros de uma cidade. Assumi então, o compromisso de fazer de Barretos uma cidade inovadora, com um Poder Público dinâmico e estimulador da iniciativa privada, alinhada aos propósitos do desenvolvimento social”, afirmou aos presentes.
A prefeita também falou do cenário desafiador ao tomar posse, em 2021, bem como da parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “Começamos a gestão com os piores indicadores possíveis, em meio a uma pandemia. Mas tínhamos um foco e não desviamos dele. Nos debruçamos em colocar a casa em ordem e, também, trabalhar no desenvolvimento da Barretos que sonhamos. Passamos a estudar e discutir os marcos legais que poderiam fazer de Barretos uma cidade atrativa. Ainda nos primeiros passos dessa caminhada, tivemos a alegria de somar esforços com grandes parceiros. O escritório Regional do Sebrae foi um deles e, que por meio do Programa de Desenvolvimento Local, identificou os quatro vetores naturais existentes no processo do atual desenvolvimento de Barretos: saúde, turismo, agronegócio e tecnologia da Informação”, destacou.
As ações criadas para fomentar, preservar e aprimorar um ambiente empreendedor em Barretos foram destacadas pela chefe do Executivo. Paula detalhou o projeto “Empreendedor do Futuro se Faz na Escola”, que rendeu a ela o Prêmio Prefeita Empreendedora. “Sem dúvida alguma, o empreendedor do futuro se faz na escola. A nossa gestão está focada em transformar vidas e não há transformação sem a preparação das nossas crianças e adolescentes. O futuro chega todos os dias e um futuro de sucesso é construído hoje. O projeto, que hoje acontece em 20 unidades escolares com extracurriculares no contraturno escolar, proporciona aos alunos autonomia para desenvolver atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social). O foco deste projeto na educação está intrinsicamente relacionado à concepção de direcionamento, inserção de conceitos e ampliação dos processos facilitadores de mudanças e oportunidade”, afirmou.