Zona Azul volta a operar de forma experimental nesta segunda, dia 8
A partir do dia 15, pagamento do estacionamento rotativo volta a ser obrigatório
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, inicia nesta segunda-feira, dia 8, a fase educativa da retomada da cobrança do estacionamento rotativo na área central, agora administrado pela empresa Serttel. Nesta primeira semana, os motoristas já poderão adquirir os tíquetes eletrônicos para utilização das vagas.
O veículo de monitoramento, equipado com tecnologia de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR) passará a percorrer as vias em que há Zona Azul. “Teremos uma primeira semana com ação educativa, para que os motoristas possam baixar o aplicativo, aprenderem a usar e na próxima semana já haverá o monitoramento de rotina, que pode resultar em multa por descumprimento”, destaca o secretário municipal de Ordem Pública, Luiz de Matos.
Agentes da empresa responsável pela operação do serviço passam a percorrer os locais de Zona Azul para esclarecer dúvidas dos usuários e entregar folheto informativo sobre como utilizar o aplicativo.
*Como adquirir tíquete de estacionamento*
Os usuários do serviço poderão adquirir os tíquetes a partir do “Zona Azul Barretos”, aplicativo para smartphones que ficará disponível para ser baixado gratuitamente nas lojas Apple e Google Play.
Ao baixar o aplicativo, o usuário já cadastra seus veículos, faz a aquisição de horas em créditos virtuais e pode optar em pagar com cartão de crédito, débito ou pix. Quando for estacionar, basta ativar seus tíquetes. Outras possibilidades são a compra pela internet, no site https://www.zae.com.br/barretos/ ou em pontos de vendas localizados no comércio e distribuídos estrategicamente, em que o usuário terá ainda a possibilidade de pagamento com dinheiro em espécie.
O valor cobrado para estacionar será de R$ 2,46 por hora, com o prazo máximo de três horas, conforme sinalização no local.
*Monitoramento*
O recurso de OCR permite, através da captação de imagens, a leitura da placa dos carros que estão utilizando as vagas do estacionamento rotativo. Caso seja apurada irregularidade no estacionamento, como veículo sem tíquete ou com tíquete vencido, o usuário terá 48 horas para fazer a regularização através do aplicativo do estacionamento rotativo ou nos pontos de venda.
Caso faça a regularização pelo aplicativo, o usuário irá pagar taxa de R$ 19,50 e, como incentivo para o uso regular do serviço, receberá bônus de três horas para estacionamento.
Se o usuário não fizer a regularização em até 48 horas, será emitida a multa de trânsito por estacionamento irregular.