Autoridades, especialistas e pais debatem políticas públicas para pessoas autistas

Em Audiência Pública (aberta à participação dos cidadãos) realizada nesta quarta(26), com transmissão ao vivo pela TV Câmara, autoridades e especialistas debateram Políticas Públicas para pessoas Autistas de Barretos.O tema foi proposto pelo vereador Prof. Adilson (PL), por meio do Requerimento nº 1221/2022.

O mês de abril é o Mês da Conscientização do Autismo, também conhecido como Abril Azul. O objetivo é aumentar a conscientização sobre o autismo e promover a inclusão das pessoas autistas.

Fizeram parte da Mesa de Debatedores: a Presidente da AMA – Associação Amigos dos Autistas , Sandra Tadini; o  especialista em políticas públicas para autistas e fundador da “Adapte Educação”, de Vinhedo/SP,  Emanuel Santana; a Secretária Municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos; a advogada e representante da Comissão de Adoção da OAB – 7ª Subseção,  Jéssica Florêncio; Valter Benevides Lopes (pai de criança autista); e o advogado José Roberto (pai de criança autista). O médico Dr. Diogo Dias do Prado, não pode estar presente na Audiência, mas enviou um vídeo contanto as experiências com o filho autista.

A Audiência foi conduzida pelo vereador Prof. Adilson (PL) e contou com a participação do vereador Dr. Raphael Oliveira (PP).

Vários pais e mães de crianças autistas também compareceram à Câmara para assistir às apresentações e compartilhar experiências.

Como resultado da Audiência Pública, ficou decidido que as principais demandas são: a criação do “Centro de Autista”; a disponibilização de cursos de capacitação para pais e professores; o agendamento de reunião com a Prefeita; a busca de informações sobre o terreno próximo à AMA (Associação Amigos dos Autistas) para futura ampliação da entidade; a sugestão aos vereadores para destinar parte das emendas parlamentares à AMA; a oferta de vagas de trabalho para pais de autistas; o apoio jurídico aos pais para acesso à remédios de alto-custo; e a criação de uma comissão permanente formada por representantes da sociedade para analisar políticas públicas aos autistas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.