Prefeitura anuncia obras de drenagem e pavimentação do Jardim Caiçara

Moradores do bairro sofrem com a falta de infraestrutura há mais 70 anos.

A prefeita da Estância Turística de Barretos, Paula Lemos, anunciou na tarde de segunda-feira, 17 de abril, que as obras de drenagem e pavimentação do Jardim Caiçara estão confirmadas. Para o andamento do projeto, foi necessária a assinatura de um termo de doação de até dois metros de área dos imóveis por parte de pelo menos 80% dos donos das 136 propriedades do bairro. A doação da área é necessária para que sejam construídas calçadas em cumprimento da Lei Federal de Acessibilidade (Nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000) e da Norma Brasileira ABNT NBR 9050.
A chefe do executivo parabenizou os moradores pelo empenho para conseguirem adesões e destacou o investimento no local. “Conseguimos três milhões do Estado e vamos investir entre oito e dez milhões de recursos próprios. É uma obra que vai sair em torno de R$15 milhões, mas para levar melhorias para um bairro onde vivem pessoas que há mais de 70 anos esperam por qualidade de vida, com o asfalto e as benfeitorias que vem junto com ele, como água e esgoto. Quero agradecer a Deus, porque realmente foi um sonho e um trabalho em conjunto. Continuamos com muita força, foco e fé, cumprindo cada um dos nossos compromissos”, afirmou. Ela também agradeceu ao então deputado federal Geninho Zuliani, pelo apoio recebido.
O engenheiro Emael Paixão, proprietário da empresa Prisma, responsável pela obra informou que na semana que vem os serviços que já estão em andamento, devido às obras do “piscinão” do bairro San Diego, devem ser intensificados e que a obra será realizada de acordo com o cronograma de liberação das ruas pelas secretarias de Obras, Planejamento e também pelo SAAEB. A previsão de conclusão é de um ano.

Trabalho de formiguinha
Proprietária de um imóvel na Rua dos Sabiás, Nagi Francisca da Silva Neves, contou que foi quando viu uma pessoa usuária de cadeira de rodas com dificuldades para se locomover que decidiu que precisava agir e ajudar de alguma forma. “O pessoal não entendia a valorização do local. Foi um trabalho realmente de formiguinha que a gente fez, casa a casa”, contou.
Ela também falou da dedicação de Paula Lemos para que o projeto saísse do papel. “Se não fosse ela não estava saindo o asfalto. Vimos a garra dela e resolvemos arregaçar as mangas junto. E com o povo junto tudo acontece”, contou.
Outra moradora do bairro que celebrou a notícia foi Patrícia Isabel Gomes Miguel, moradora da Rua dos Canários. Emocionada, explicou que seu empenho não foi apenas em beneficio próprio, mas em prol de todo o bairro. “Não sofremos tanto onde a gente mora, mas eu não penso só em mim. Agradeço a você por ter dado mais trinta dias e termos fechado com chaves de ouro, com 110 pessoas”, disse para a prefeita. “É uma grande vitória”, comemorou.
O secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Carlos Henrique Gonçalves Lúcio, também parabenizou os moradores por defenderem uma melhoria que irá beneficiar até quem não acreditou no projeto. “Vejo vocês aqui desde o início. Foram várias reuniões, algumas difíceis, mas vocês permaneceram sempre positivos e animados, então quero parabenizá-los, porque muito desta vitória se deve a vocês”, comentou.
Ele ainda destacou o empenho das equipes técnicas para a execução do projeto. “A parte técnica nós fizemos de forma perfeita, como tem que ser feita, com todo zelo, cuidado e perícia”, completou.

Apelo
O secretário de Negócios Jurídicos, Thyago Abraão, fez um apelo para os proprietários que ainda não assinaram a adesão procurem a secretaria de Planejamento para entenderem melhor o projeto. Segundo ele, a prefeitura entrará com uma ação judicial, com um pedido de liminar, que possa ser analisado de maneira mais rápida possível, para que a obra não seja impedida. “Acreditamos que temos muitas condições de conseguir convencer o juiz e Ministério Público de que a liminar é necessária, porque o benefício é muito grande. Nós estamos falando de um bairro que está sem asfalto e infraestrutura há mais de setenta anos. As pessoas anseiam por aquilo. Sem contar que mais de 80% dos moradores do bairro assinaram a documentação e esperam que isso seja resolvido da melhor maneira possível, como a gente”, explicou.
Reunião foi realizada no Auditório do Paço Municipal e contou com a presença dos vereadores Gabriel Uchida, Nestor Leonel, Carlão do Basquete; dos secretários municipais de Obras e Serviços Urbanos, Raul Paganelli; Administração, Sirlene Menezes; Comunicação, Fabíola Correia; do Procurador Geral do Município, Rafael Madureira dos Anjos; e de moradores do Jardim Caiçara.

Assimp-268-2023
Redação: Assessoria de imprensa
Fotos: Tininho Jr.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.