Novo diretor do SAAE anuncia planos para a autarquia
Foto – Marcelo da Cunha Borges durante entrevista coletiva
Foto – Jânio Munhoz
O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Barretos está sendo dirigido desde ontem, por um novo superintendente. O engenheiro civil formado pela Universidade Nove de Julho e funcionário de carreira, Marcelo da Cunha Borges, que ingressou a exatamente 1 ano na autarquia como analista e posteriormente diretor técnico, foi nomeado pela prefeita Paula Lemos para ser o novo superintendente do SAAE.
Durante coletiva, o profissional afirmou que tem pós-graduação em Arqueologia e tem no currículo 10 anos de experiência em projetos de infraestrutura e saneamento básico. Segundo ele, a meta para a sua gestão é executar a construção de dois poços profundos que a cidade já tem a outorga, priorizar investimentos em reservatórios e recuperar cerca de 260 km de rede antiga de água para reduzir as perdas. “ O SAAE produz diariamente 35 milhões de litros de água, e tem uma perda de 10 milhões de litros. Ou seja, gasta-se mais do que precisa. A minha meta é avançar neste sentido de reduzir as perdas, aumentar as reservação para diminuir os custos, com isso vou melhorar o meu financeiro”, afirmou. Atualmente Barretos, tem apenas 6 milhões de litros reservados, para uma demanda diária de consumo de 25 milhões.
Com relação a reajuste no valor do preço da água, o superintendente explicou que os estudos estão sendo realizados e até o início do próximo mês deve ocorrer o reajuste nos preços da água. “Hoje os valores cobrados da água, são insuficientes para suprir os gastos”, explicou.
Marcelo Borges, substitui no cargo, Graça Lemos, que comandou a autarquia de forma interina desde o dia 1º de agosto do ano passado, após o pedido de exoneração do engenheiro Waldo Villani Júnior, acumulando no período o cargo de Governo e Gestão Estratégica.