UNIFEB sobe em conceito de avaliação de cursos do INEP e se consolida entre as melhores instituições de ensino superior da região
O Índice Geral de Cursos do Centro Universitário avança ao grau 4, acima da média nacional, e se aproxima do indicador de qualidade máximo (as faixas variam de 1 a 5).
O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) “Anísio Teixeira” anunciou no último dia 28 de abril o resultado do IGC (Índice Geral de Cursos) 2021. O UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) ampliou o conceito e obteve o grau 4, considerado acima da média nacional. Com isso, o Centro Universitário se aproxima do IDC máximo, com faixas que variam de 1 a 5.
Esse indicador estabelece o UNIFEB entre as melhores instituições de ensino superior da região, inclusive, à frente de outras dentro da microrregião. Hoje são 18 cursos de graduação, seis de pós-graduação, além de diversos projetos de extensão em apoio à comunidade.
De acordo com o procurador institucional do UNIFEB, Marcos Vinícius Remiro, o IGC é o principal dos indicadores utilizados pelo MEC (Ministério da Educação) para atestar a qualidade das instituições de ensino superior. Seu cálculo é realizado anualmente e leva em conta alguns aspectos. “Para chegar nesse conceito é realizada uma média dos CPCs (conceitos preliminares de cursos) do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na última avaliação trienal disponível, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes, conforme os dados oficiais da CAPES; e distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu, excluindo as informações do item II para as instituições que não oferecerem pós-graduação stricto sensu”, explicou.
Para o Reitor do UNIFEB, Prof. Dr. Angelo Davis, esse reconhecimento reforça ainda mais o compromisso da instituição em oferecer ensino de qualidade e cumprir com excelência sua missão junto à comunidade. “Estamos muito felizes com mais essa conquista do UNIFEB. Isso é reflexo do trabalho consistente que nossa comunidade acadêmica tem desenvolvido. Temos investido maciçamente em nosso aperfeiçoamento, inclusive em processos de autoavaliação que garantem aprimoramento constante”, destacou.
INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA
O UNIFEB tem promovido grande investimento em infraestrutura a fim de revitalizar e modernizar o campus. Já são quatro blocos totalmente reformados (Núcleo Jurídico, Núcleo de Medicina Veterinária, Bloco Rael Vidal e Bloco Elvira Parada), além da revitalização do Espaço da Pedra, calçadas, muros e entradas principais. Também já foram implantados diversos novos laboratórios, a fim de incentivar ainda mais a pesquisa científica entre os alunos. Outro aspecto relevante é o investimento em inovação, como a aquisição de 100 novos computadores ultra modernos e infraestrutura em nuvem, em parceria com a Microsoft, para o Laboratório de Informática. A reitoria também tem investido na compra de novos livros para o acervo da Biblioteca e peças de estudo para os laboratórios, entre outros avanços.