Barretos sedia a partir deste sábado dois eventos de tecnologia, destaca integrante
A Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul e uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados na região, promove o Congresso Inovagro & Brutohacka em Barretos, entre os dias 01 e 03 de abril e o 1º Encontro de Inovação Aberta da região, em parceria com a Comunidade Bruto Valley e Goblin School.
O evento tem como objetivo promover atividades para a capacitação do público no universo do empreendedorismo, por meio de palestras, oficinas, mentorias e um desafio hackathon, que acontece simultaneamente à realização do Congresso. Por meio dessa iniciativa, os idealizadores visam dar mais um passo no desenvolvimento de um ecossistema de tecnologia e inovação em toda a região metropolitana de Barretos, que é considerada uma das mais importantes para o Agro no Brasil.
A programação do evento será dividida em três dias, sendo o primeiro dedicado a apresentação do desafio hackathon, com oficinas de Pitch e encontro com as comunidades. No segundo dia, a agenda é voltada para a apresentação de cases de sustentabilidade e agricultura verde. Já no terceiro, as palestras irão abordar temas específicos de tecnologia e economia no agronegócio.
Para o desafio hackathon, os participantes serão divididos em 10 equipes multidisciplinares formadas por cinco pessoas: dois programadores, um profissional de design/marketing, um especialista em negócios e um especialista no segmento agro; que irão solucionar a uma demanda específica desta indústria. Ao longo da jornada, eles serão orientados por profissionais destas áreas e as três melhores equipes serão premiadas.
De acordo com Kenji Marcos Suzuki, que integra a equipe, o evento de Barretos, tem como destaque dois eventos em um só. O Congresso Inovagro tem como público alvo o pessoal sênior do Mercado e o Brutohacka, é um hackathon, cujo público alvo são estudantes das áreas de tecnologia, administração e agro. Estão participando deste o pessoal do IFSP, da Faculdade Barretos, do ETEC, do SENAC, do LiceuTEC e da FEB.
“O Foco do Congresso é atrair mais e mais a atenção do pessoal sênior para participar mais ativamente do Ecossistema Inovador de Barretos, o Bruto Valley. Atualmente o Bruto conta com a participação de poucas corporates de Barretos. São elas: Hospital de Amor, Minerva Foods, Gnatus e Sicoob Credicitrus. Precisamos de mais representatividade das corporações de grande porte de Barretos”, explicou Kenji.
Com relação ao BrutoHacka, o objetivo é formar uma Comunidade de Tecnologia mais forte e unida em Barretos, através do incentivo dos estudantes dessas áreas a participarem de eventos e desafios como Hackathons, feiras tecnológicas e outros eventos. “Nesse evento, esperamos que os dois mundos se encontrem em um mesmo ambiente: o setor industrial e os jovens talentos. Dessa forma esperamos facilitar as oportunidades para esses jovens se encaixarem na indústria local, e mostrar que Barretos tem sim muita oportunidade para essa nova geração que está ingressando no mercado de trabalho”, destacou Kenji Suzuki.