Furto de painéis em ônibus escolares paralisa serviço e mais de 1.300 alunos de Barretos ficam sem transporte
Linhas atendidas por empresas terceirizadas não são impactadas e atividades nas Redes Municipal e Estadual de Ensino são mantidas.
A prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), informa que na madrugada desta quarta-feira, 29 de março, 13 ônibus que compõem a frota própria do Setor de Transporte Escolar foram danificados e 12 deles tiveram seus painéis furtados. A ação dos criminosos impacta no transporte de pelo menos 1.383 estudantes nos três períodos, sendo 700 somente no matutino.
De acordo com a secretária de Educação, Jéssica Maria dos Santos, o atendimento aos alunos nas linhas operadas por empresas terceirizadas foi mantido. “Todas as linhas que o serviço terceirizado atende foram mantidas, porém as linhas com os ônibus escolares, os amarelinhos, durante a manhã de hoje foram bastante impactadas. Esse impacto ocorrerá durante todo o dia, uma vez que o transporte escolar funciona nos períodos da manhã, tarde e noite, e para o atendimento de todas as ações e atividades tanto das escolas municipais quanto das estaduais”, explicou.
Jéssica destacou que as linhas afetadas no período da manhã atendem, em sua maioria, escolas estaduais. “O setor já entrou em contato com as escolas atendidas pelas linhas que foram diretamente impactadas e elas estão fazendo a comunicação com os pais”, disse.
Levantamento do prejuízo e investigação
Segundo a SME, após a perícia por parte da Polícia Civil os veículos serão liberados para avaliações técnicas e prejuízo ao patrimônio. “Todas as medidas foram tomadas e a polícia está conosco desde o primeiro momento. Eles já iniciaram o isolamento da área para as questões de perícia e identificação dos culpados. Assim que os veículos forem liberados, vamos iniciar a parte de correções mecânicas para que este atendimento com os ônibus de frota própria se reestabeleça o mais rápido possível”, salientou a secretária.
O Setor de Transporte está definindo o Plano de Ação para a continuidade do serviço, mas até o momento não há previsão para que a operação seja retomada em sua totalidade.
Assimp-212-2023
Redação: Assessoria de Imprensa
Fotos: Tininho Jr.