Com apoio da Caixa municipios de Ponta Grossa-pr Olinda-pe-e Ribeirao Preto sp apresentam projetos para novas ppps
Projetos para o setor de Iluminação Pública tiveram apoio da International Finance Corporation (IFC), instituição vinculada ao Grupo Banco Mundial
A CAIXA e a International Finance Corporation (IFC) promoveram roadshow dos projetos de parceria público-privada dos municípios de Ponta Grossa (PR), Olinda (PE) e Ribeirão Preto (SP). Juntas, as parcerias somam um investimento previsto de R$ 200 milhões no setor de iluminação pública.
Roadshow é uma apresentação aberta para qualquer potencial empresa ou investidor interessados em participar da licitação futura das PPPs. Nesta rodada, Elizabeth Silveira Schmidt, prefeita de Ponta Grossa (PR), Lupércio Carlos do Nascimento, prefeito de Olinda (PE) e Antônio Duarte Nogueira Júnior, prefeito de Ribeirão Preto (SP), mostraram benefícios e características dos projetos para o mercado.
O suporte para o desenvolvimento dos projetos vem da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República (SEPPI), por meio do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e Parceria Público-Privada (FEP CAIXA), que tem o banco como administrador e como responsável pelo assessoramento técnico das estruturações.
Apoio internacional:
Os projetos foram estruturados em parceria com a IFC, instituição global de desenvolvimento voltada para o setor privado nos mercados emergentes, que atua mobilizando investidores e compartilhando expertise.
Também receberam apoio financeiro do Global Infrastructure Facility (GIF), uma plataforma de colaboração global que integra esforços para impulsionar os investimentos privados em mercados como o brasileiro.
Economia de energia:
Com os três projetos, serão modernizados mais de 150 mil pontos de iluminação pública com luminárias de LED, que promoverão economia de 55% no consumo de energia e redução na emissão anual de mais de 8.000 toneladas de CO2.
Diferenciais dos Projetos:
Nos três municípios, está prevista a instalação de iluminação especial em locais de grande relevância histórica e cultural, implantação de telegestão das luminárias e um Centro de Controle Operacional para gestão em tempo real do parque de iluminação pública. Também serão implementados canais de atendimento para a população, como central telefônica 0800, site e aplicativo, além do serviço presencial.
Edital e previsão de publicações
Em março, foi publicado o edital para o Projeto de Ponta Grossa, com leilão agendado para 11/05. Estão previstas para este primeiro semestre as publicações dos editais de concorrência para os projetos de Olinda e Ribeirão Preto.
Mais informações sobre os projetos estão disponíveis no site das respectivas prefeituras: Olinda, Ponta Grossa e Ribeirão Preto.
Carteira da CAIXA
Além dos três projetos apresentados no evento, a CAIXA possui outros 40 que estão em fase de estruturação, nos setores de luminação Pública, Saneamento, Resíduos Sólidos Urbanos, Habitação, Educação Infantil e Unidades Socieducativas.
Ao todo, os 43 projetos beneficiarão 194 municípios, atendendo 15,9 milhões de habitantes, em todas as regiões do país, gerando um investimento previsto de R$ 18 bilhões.