Estudantes recebem Certificados de Premiação e Menção Honrosa após Olimpíada de Matemática
Entrega aconteceu na tarde de quinta-feira, 23 de março, no Auditório da prefeitura.
A prefeita da Estância Turística de Barretos, Paula Lemos, entregou na tarde de quinta-feira, 23 de março, os Certificados e Menções Honrosas aos alunos da Rede Municipal de Ensino premiados na 17ª edição das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Pública, a OBMEP 2022.
A chefe do executivo parabenizou os alunos premiados e agradeceu aos professores pelo empenho e incentivo aos estudantes. “Este é um momento muito significativo para as nossas escolas, para nossa cidade e especialmente para vocês, que se destacam a nível nacional. Então, a gente precisa valorizar os nossos talentos da terra, àquelas pessoas que se dedicam em uma área que muita gente evita, que é a matemática”, disse. “Fico muito grata a vocês professores, por reconhecerem acreditarem e incentivarem os talentos destes meninos”, completou.
Festa da Aprendizagem
Ana Carolina Neves Spíndola Policarpo, supervisora geral do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Ceforpe), destacou que grande parte dos premiados frequenta a Rede Municipal de Ensino desde o berçário e considerou este momento como uma festa da aprendizagem. “Vocês competiram de igual para igual com alunos da rede privada e receberam este destaque aqui no município de Barretos. Um dos objetivos da OBMEP é identificar talentos, e quando surgem os nomes de vocês com menções honrosas e como medalhistas para nós é uma satisfação imensa. Ficamos extremamente orgulhosos de saber que aquilo que a gente tem investido, lutado, está surtindo efeito na sala de aula”, disse. Para as famílias, a supervisora deixou um pedido: “Continuem incentivando e motivando esta aprendizagem”.
Ana Carolina revelou que, todos os premiados também participarão de curso de formação cientifica em laboratório do Hospital de Amor, com certificação. Os premiados também receberão um day use com direito a acompanhante oferecido pelo o Barretos Country Thermas e Acqua Park.
Os premiados
Os alunos homenageados receberam os certificados das mãos da prefeita Paula Lemos, no auditório do Paço Municipal. Aluno da Escola Municipal São Francisco, Hugo de Sousa Aguilera foi premiado com a medalha de bronze na Olímpiada. Da Escola Municipal “Prof. Giuseppe Carnímeo”, receberam menções honrosas os alunos Erick Raphael Santos Melo, Lavínia Cristina Santos Cordeiro, Lucas Bordignon Da Silva Vasconcelos e Joaquim Otávio De Souza Lima, que foi medalha de prata na 16ª edição, em 2021. Do grupo, apenas Lavínia não pode comparecer ao evento.
Medalhista
Hugo está com “quase 14 anos”, disse que gosta de matemática, mas ainda não decidiu o que irá cursar. “Estou pensando em fazer primeiro T.I.”, disse.
Pais orgulhosos
Josenildo da Costa, pai do aluno Erick, elencou todas as conquistas do filho com muito orgulho e fez questão de agradecer aos professores, profissionais da escola e à prefeita Paula Lemos pelo trabalho desenvolvido. “Eu sempre falo o seguinte: a gente crítica muito, mas quando é para elogiar a gente elogia pouco. Todas as vezes que eu ia buscar os boletins eu conversava com os professores e graças a Deus, a escola é ótima. Muito obrigado professores. Se o Rapha hoje conseguiu passar na ETEC e no Instituto Federal é graças a vocês”, contou.
Mãe do medalhista de bronze Hugo, Talita Cristina de Sousa disparou: “Quase explodindo de orgulho”. Ela explicou que o filho frequenta a Rede Municipal desde o berçário. “Os professores dão muita atenção, conseguem identificar as dificuldades e incentivam bastante. Isso é muito legal”, completou.
Assimp-199-2023
Redação: Rinaldo Filho
Fotos: André Monteiro