Ação comunitária na região do CRAS IV, em parceria com o Instituto O Amor, leva serviços à comunidade

 

Realizada por meio da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, evento faz parte da programação especial do Mês da Mulher

Prestação de serviço e animação. Foi o que a população encontrou no Bairro Nova Barretos na manhã desta quarta-feira, 22. A ação comunitária, voltada em especial às mulheres, foi desenvolvida pela Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da equipe do CRAS IV da Secretarial Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, em parceria com o Instituto o Amor, onde o evento foi realizado. Outras pastas da Prefeitura e organizações que atuam em Barretos também participaram de mais esta ação que integra a programação “Mulheres em Pauta”.
Vitória Saretta, secretária municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, recepcionou a comunidade presente. “Fico feliz em uma manhã de quarta-feira ver esse sorriso no rosto de cada um de vocês. Isso não tem o que pague. Um evento voltado para a mulher, no mês da mulher, é muito gratificante”, disse.
A secretária ressaltou que não se alcança nada sozinho e agradeceu as parcerias com o Instituto O Amor, Senac, Hospital do Amor, com as pastas municipais da Saúde, Cultura Esporte e aos outros apoiadores. Nos agradecimentos à prefeita Paula, lembrou a importância de as mulheres ocuparem espaços. Vitória expressou seu orgulho em integrar a atual gestão municipal, enfatizando que esse período entra para a história por ser a primeira vez em que uma mulher está na chefia do Executivo. “Uma grande mulher”, ressaltou.
Anderson Alves, presidente do Instituto O Amor, aproveitou o momento para anunciar que a entidade ampliará seus serviços, com a contratação de novos profissionais. “Nós trabalhamos muito no ano passado e a concretização retorna neste ano”, observou. Entre os fatores que permitiram a retomada de serviços que a entidade anteriormente precisou interromper, ele destacou a atenção da gestão municipal ao desenvolvimento humano, tendo ampliado a verba destinada para a entidade contratar funcionários e desenvolver ações.

Atividades Físicas
Luís Paulo Vieira (Lupa), presidente da Câmara Municipal e servidor público na Assistência Social, apresentou a toda a comunidade um pouco dos exercícios voltados para alongamento e equilíbrio que realiza com as pessoas idosas nos serviços municipais. Após o aquecimento, Tarcísio Lopes, que desenvolve atividades nos equipamentos da Assistência na parceria com o Esporte, colocou as mulheres para se mexerem de vez, com muita música descontraída e movimento com a Zumba.

Prestação de serviços
Em seguida, a música de viola e depois a música clássica, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, conduziram o evento. Enquanto isso, as equipes parceiras seguiram em ação: o CRAS realizando corte de cabelo, o Instituto O Amor com orientações sobre prevenção ao câncer bucal; o Senac com ações de cuidados para os pés; a equipe de Estratégia de Saúde da Família do bairro e do Hospital do Amor levaram instruções sobre prevenção ao câncer colorretal, agendamento de mamografias e Papanicolau e conscientização sobre combate à dengue; a equipe do Programa de Prevenção a IST/AIDS levou conscientização sobre prevenção as infecções sexualmente transmissíveis e importância das testagens.
Além de participação do Programa Criança Feliz, espaço kids, pintura facial; presença da Casa da Juventude; instruções com a equipe do Cadastro Único e oficina de artesanato relâmpago.
A coordenadora do CRAS IV, Valdirene Figueiredo, enfatizou a dedicação das equipes para a realização deste evento dedicado às mulheres e afirmou que esse é o primeiro de vários grandes eventos levando serviços para mais perto da população dessa parte da cidade. “O CRAS previne as violências sociais. Nós temos quatro CRAS nas extremidades de Barretos. O CRAS IV é o que atende o maior território”, mencionou. A unidade coordenada por Valdirene funciona na na Rua 14, nº 4077 – Bairro Ibirapuera, e atende de segunda a sexta-feira.
Aline Segóvia, coordenadora do Instituto O Amor comemorou o evento. “Objetivo atingido. Nós adoramos esse evento aqui hoje. É a primeira vez que vejo nossa entidade participando em uma parceria dessa dimensão”, disse. Ela reforçou o agradecimento às equipes envolvidas, que viabilizaram que tantos serviços fossem oferecidos à população.

Acolhimento
A psicóloga e coordenadora do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), Fernanda Nogueira, lembrou que o serviço, localizado no prédio da Antiga Prefeitura, na Rua 30, presta acolhimento às mulheres “Lá nós vamos fazendo reflexões para que ela vá, com muito acolhimento e sem julgamento da situação dela, se retirando daquela relação e a gente vá encontrando alternativas”, disse. Fernanda lembrou que quando a mulher encerra uma relação abusiva não se trata do momento em que tudo se resolve; a psicóloga mencionou que essa mulher ainda precisa lidar com traumas, muitas vezes está saindo também de uma situação de dependência financeira; e no CRAM ela terá acolhimento para esse percurso. O CRAM atende também pelo WhatsApp 17 98199-4002, de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h.

Participação da comunidade
Para a pensionista Terezinha Sotto, 85, foi dia de corte de cabelo. Ela ficou feliz em ter acesso ao serviço gratuitamente. “Foi minha primeira vez vindo aqui. Achei lindo esse dia”, comentou. Terezinha contou que participa de atividades no CCI Fepasa e faz alongamentos regularmente.
Francisco Vianna, de 68 anos, que participa de atividades do Instituto O Amor na unidade do bairro Leda Amêndola aprovou o evento. “Maravilhoso. Cuidei até do meu pé aqui hoje”, contou rindo, mencionando o serviço de podologia oferecido pelo Senac. “Estou de acordo com o empoderamento das mulheres, as informações sobre os direitos das mulheres. Cabe a cada um se conscientizar e aos homens respeitar os direitos delas, os limites”, enfatizou.
A aposentada Hilda Santana, 62, estava atenta a apresentação musical e aos informativos sobre prevenção ao câncer que ela recebeu. Leu tudo e colocou na bolsa. “Agora vou levar para compartilhar a informação com a família também”, contou. Avó de 18 netos, ela estava no evento com três delas e uma bisneta. “Gostei de muitas coisas. Acompanhei o artesanato, as instruções sobre maquiagem”, destacou.

“Mulheres em Pauta” segue até 31 de março

A programação especial foi iniciada com o evento ‘Dia Delas’ no domingo, dia 5, no Recinto. Confira a programação que está por vir, nas próximas semanas:

Dia 24 – sexta-feira
Palestra: “Direitos da Mulher”
Palestrante: Arany L” Apiccirella, advogada e Presidente da OAB Barretos
Horário: 9h
Local: CCI Universitário
Em especial para famílias atendidas na unidade.

Dia 29 – quarta-feira
Oficina de skincare, com instrutoras Márcia e Mônica, consultoras da Mary Kay
Horário: 14h30
Local: CCI Fepasa

Dia 31 – sexta-feira
Palestra: “Direitos da Mulher”
Palestrante: Fernanda Nogueira, coordenadora do CRAM
Horário: 14h
Local: CRAS III
Em especial para famílias atendidas na unidade

Roda de conversa com a psicóloga Ângela Ferrari (Abavin)
Tema: saúde emocional na terceira idade
Horário: 14h30
Local: CCI Fepasa

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.