Celebração antecipada do Dia Internacional das Mulheres atrai a população ao Recinto
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, com equipes das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Cultura e Esporte e Lazer, Desenvolvimento Econômico e organizações apoiadoras, realizou o evento ‘Dia Delas’ neste domingo, dia 5, no Recinto Paulo de Lima Correa. Ao longo de toda a manhã, a população e, em especial, as mulheres tiveram acesso a uma série de ações gratuitas. Atividades voltadas a empreendedorismo, prevenção da saúde; apresentações musicais, literárias, esportivas – de judô e karatê –, e elas puderam também movimentar o corpo com a Zumba.
A prefeita Paula Lemos acompanhou o ‘Dia Delas’. “É uma felicidade muito grande para mim ver tantas mulheres empreendendo em nossa cidade e podermos receber as mulheres barretenses para virem conferir e prestigiar as ações deste dia”, afirmou. “Foi pensando nas mulheres de nossa cidade que reunimos as equipes da prefeitura e que articulamos com o Hospital do Amor, Senac, Sebrae, Banco do Povo e Coletivo Quintessência para que estivessem reunidos hoje oferendo essas atividades”, enfatizou. Paula incentivou ainda o empreendedorismo feminino como consumidora e adquiriu produtos das artesãs. Secretários municipais; Letícia Lemos, presidente do Fundo Social de Solidariedade; Lupa, presidente da Câmara, e o vereador Carlão do Basquete também estiveram presentes.
*Contra a violência: fortalecimento*
Titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), a delegada Denise Polizelli classificou o evento como muito importante e enfatizou que o ‘Dia Delas’ marca uma mudança no formato de evento relacionado ao Dia das Mulheres, em que o foco não está mais especificamente em questões estéticas. “Mas no empreendedorismo, na força da mulher. Isso colabora muito com o trabalho da DDM para a gente fortalecer as mulheres para que elas não fiquem sujeitas à violência doméstica”, destacou.
A delegada Denise reforçou que, conforme vai se trabalhando com mulheres, percebe-se que só estimular a denúncia não é o suficiente para romper o ciclo de violência. “O momento da denúncia é só o começo de todo um ciclo para romper, de todos os desafios que vão surgir na vida dessa mulher. Como ela vai se manter? Que apoio ela vai ter nesse processo? Quando nós colocamos em destaque o trabalho de mulheres que estão aqui empreendendo é maravilhoso, é exatamente esse caminho para não ter mais violência doméstica e para romper com aquela que está ocorrendo”, salientou.
*Elas no desenvolvimento econômico*
Artesanatos, alimentos saudáveis, produtos personalizados, cosméticos. As empreendedoras se destacaram na exposição de seus produtos e as mulheres que foram prestigiar o evento saíram do local mais bem informadas e podendo adquirir produtos pelos quais se interessaram. O ‘Sebrae Aqui’ se destacou no apoio a empreendedoras nesse setor. O Banco do Povo também esteve presente para oferecer orientações.
A artesã Michele Salviano destacou que trabalha com arte há 30 anos e é a primeira vez que está fazendo uma exposição de seus crochês em evento organizado pela Prefeitura. “Estou amando, tudo muito organizado, muito bonito. Estou gostando muito de expor em minha cidade, em um evento da prefeitura, e espero fazer muito mais vezes aqui”, afirmou.
A artesã Beatriz Caldas, que já expos em outros pontos da cidade por meio do Conexão Feminina, destacou que logo no início da manhã foram bem orientados, viabilizando o bom funcionamento do evento. “Tudo bem organizadinho. Gostei bastante do incentivo da Prefeitura, do Sebrae, do Hospital do Amor no evento”, afirmou.
Vivian Almeida, empreendedora e engenheira de alimentos, destacou que participa de eventos diversos com o grupo ‘Mulheres quando se juntam’. Há um ano e meio ela abriu seu negócio na cidade produzindo refeições com temperos naturais, sem aditivos, e oferece todos os dias as opções tradicional, vegetariana e vegana. “No semestre passado, fomos na Festa do Peão. No começo deste ano, participamos de evento na Estação Cultura, incentivados pelo Sebrae e pela Prefeitura, que cedeu o espaço. Trabalhamos constantemente em feiras, eventos e também no espaço próprio”, reforçou.
*Autoconfiança por meio de cuidados*
“Para quem quer empreender, está sendo uma ótima oportunidade para expor os produtos. E também para conhecer os produtos de outras mulheres”, ressaltou Cynthia Bonfim, consultora da Mary Kay.
Josiane Lemos, diretora na Mary Kay, enfatizou que o empreendedorismo é libertador. “Muitas mulheres aqui comercializam os próprios produtos. Ainda quero andar pelo evento, ver tudo”, mencionou. “A Mary Kay tem esse papel de elevar a autoestima das mulheres, por meio de cuidado com a pele, de automaquiagem. Isso as empodera, torna mais autoconfiante é e o nosso trabalho o ano inteiro, não tem um dia específico”, afirmou.
*Conhecimento, profissionalização e oportunidade*
A gerente do Senac Barretos, Maíra Latorre Lopez, destacou o intuito da instituição de contribuir com a cultura do fortalecimento e empoderamento feminino. “Este ano foi muito acertada a abordagem de trazer as mulheres empresárias da região. O Senac tem muito a contribuir nesse sentido, formando mulheres profissionais para fortalecer o desenvolvimento econômico da cidade”, afirmou.
Maíra destacou que a instituição levou duas oficinas para o evento. “Uma de montagem de salada em pote e a oficina de pindas, um item para fazer massagem. Buscamos levar as pessoas a identificar oportunidades que são simples, mas que podem ser comercializas”, disse. Profissionais também apresentaram aos presentes informações sobre outras formações profissionalizantes que o Senac oferece.
A cabeleira Cassilda Ikegami e sua mãe, a aposentada Maria Gabriela de Oliveira, aproveitaram as diversas atividades do evento. Ambas realizaram mamografia, pegaram dicas sobre culinária, curso de crochê. “Muitas coisas diferentes para a gente. Agora vamos lá assistir o show”, destacou Gabriela. “Compramos uma pipoca gourmet, um biscoito de polvilho, pulseira”, contou Cassilda, que gostou de ver o espaço do Recinto sendo bem aproveitado.
Cleuza Mariola, técnica de enfermagem aposentada, também fez a mamografia. “Aproveitei para colocar os exames de prevenção em dia, fui muito bem atendida e com bastante orientação”, disse. “Nós merecemos: as mulheres, a população. A organização está de parabéns”, disse. Cleuza afirmou também que muito bom reativar o Recinto e que comparece na maioria das atividades que vêm sendo realizadas no local. “A gente precisa disso”, reforçou.
Vestida de rosa para o ‘Dia Delas’, Elizabeth Aparecida Ferreira conta que aproveitou o evento de todas as formas. “Valeu muito à pena, está muito gostoso”, ressaltou a manicure, que menciona que tem frequentado vários eventos no Recinto.
*Saúde para elas*
Ao chegarem ao evento, as mulheres foram recepcionadas pela carreta da prevenção do Hospital de Amor, estacionada em frente do Recinto. Bastante elogiada pela maneira gentil de orientar e de conduzir para os exames, a equipe da Prevenção realizou ao longo do domingo 40 exames mamografia e 25 exames de Papanicolau. Outras 20 mamografias foram agendadas para serem feitas no Hospital.
Dentro do Recinto, equipes da Secretaria Municipal de Saúde aplicaram vacinas contra a Covid-19, realizaram atendimentos odontológicos com orientação e prevenção ao câncer bucal e realizaram atendimentos no odontomóvel e testes rápidos para HIV/AIDS, sífilis e hepatites B e C. 29 mulheres e seis homens aproveitaram para realizar as testagens.
Segundo a coordenadora do Programa IST/HIV/AIDS, Cecília de Assis, foram apontados três resultados positivos para Sífilis e um para Hepatite C. “Fizemos orientações a todas as pessoas e nos casos em que houve teste positivo encaminhamos para fazerem testes laboratoriais para confirmação. Os testes são uma forma de prevenção, para quebrar a cadeia de transmissão e para que a pessoa, consciente da infecção, faça o tratamento”, disse.
*Assimp-139-2023*
*Redação: Everton Sylvestre*