Iniciadas as obras para reforma das casas atingidas pela enchente de janeiro de 2022
Contratação, por meio de licitação, de empresa especializada para execução do serviço foi um desafio para a Administração.
As obras de reforma das casas danificadas estruturalmente pela enchente, durante as chuvas do trágico dia 6 de janeiro de 2022, tiveram início, após um longo processo para contratação de empresa especializada na realização dos serviços necessários.
Desde o ocorrido, a prefeita Paula Lemos pediu especial atenção da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos para que a reforma fosse realizada com qualidade, de modo a garantir a segurança dos imóveis atingidos. “Trata-se de uma obra muito importante para nós. Queremos que essas famílias possam voltar o quanto antes ao seu espaço, mas que isso seja feito com segurança. A questão dos impactos da chuva nesse local decorre de um problema de décadas. Nesta gestão, fui em busca de recursos estaduais e o município está colocando contrapartidas, em obras que têm o intuito de preservar vidas”, afirma.
Obra diferenciada
O secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Raul Paganelli, destaca a peculiaridade do caso, que impactou no processo licitatório para a contratação do serviço. “Todos sabem da preocupação da prefeita Paula em iniciar essas reforma o quanto antes, mas, como ela sempre tem reiterado, não basta a obra ser rápida, tem que principalmente funcionar”, enfatiza. “Esse foi o nosso desafio. Precisávamos de uma empresa especializada tanto em reforma de casas, quanto em obras de sustentação, para diminuir os riscos em caso de novas tempestades”, explica.
Raul relata que, infelizmente, em um primeiro momento a contratação não foi efetivada. Quando, no início de dezembro, a prefeita Paula Lemos se reuniu com as famílias e explicou pessoalmente que o primeiro processo licitatório foi deserto (nenhuma empresa apresentou proposta), mas que o município faria um novo chamado, reforçando a divulgação ao setor, para que na segunda tentativa o resultado fosse positivo. “Foi então que deu certo e agora a obra se inicia. A empresa vai começar pelo muro de contenção do córrego São Sebastião. Em seguida, realizará a reforma das sete casas”, informa o secretário. O valor contratual é de R$ 1.496.315, 70, com previsão que a obra seja concluída em até 12 meses.
A secretária municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Vitória Saretta, também acompanha de perto a situação das famílias. “A Paula nos deu essa missão de, junto com ela, olhar com muito carinho para as famílias. A Prefeitura, por meio da nossa pasta, desde o ano passado paga o aluguel social para famílias que nesse episódio tiveram que deixar suas casas, precisando dessa assistência. Nós estamos sempre à disposição para atender e prestar apoio às famílias envolvidas nesse triste episódio, as quais agora vão ter suas casas reformadas”, salienta.
Assimp-128-2023
Redação: Assessoria de Imprensa
Foto: Nivaldo Jr.