IPTU 2023: cota única com desconto e primeira parcela vencem nesta terça-feira, dia 28

Pagamento à vista, somado a boas práticas de cidadania, adoção de animais e adimplência na Dívida Ativa Municipal, possibilita desconto de 45% no tributo.

O prazo para pagamento da cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2023, bem como a primeira parcela para quem optar pelo pagamento parcelado, vence nesta terça-feira, dia 28.
Para pagamento à vista, é concedido, automaticamente, 10% de desconto, mais 15%, caso o imóvel esteja sem débitos junto à Dívida Ativa Municipal. E a possibilidade de redução não para por aí, com a cota única os contribuintes que exercem boas práticas de cidadania, como árvore na calçada, numeração visível do imóvel, hidrômetro e relógio de energia de fácil acesso, lixeira e caixa de correios, podem acumular mais 20% de desconto e caso tenha feito a adoção de um animal por meio da Associação Barretense de Animais (ABA), será concedido mais 5% na dedução. Somadas todas as possibilidades, o abatimento pode chegar a 45%.
Segundo o Secretário de Finanças, Fernando Soares, a intenção é oferecer ao munícipe condições para que ele possa pagar o tributo. “Ao cumprir os requisitos necessários para a dedução que pode chegar a quase metade do valor do IPTU, contribuinte está exercendo boas práticas de cidadania e contribuindo com a cidade de várias formas, não apenas com o pagamento do imposto, e isso precisa ser valorizado e incentivado”, ressaltou.
O secretário fez questão de lembrar, que para se beneficiar dos descontos ainda em 2023, o munícipe deve ter feito a solicitação até outubro do ano passado. Para o exercício de 2024, o pedido pode ser realizado 31 de outubro deste ano.

Parcelado com desconto
Aos optantes pelo parcelamento em até 11 vezes, a Prefeitura de Barretos também oferece 5% de desconto em cada parcela paga até a data do vencimento (o valor já impresso no carnê), mais 10% por descontos complementares e 2,5% por adoção de animal na ABA, resultando na possibilidade de mais de 16% de dedução.
Caso o contribuinte tenha dúvidas ou não tenha recebido o boleto, a orientação é que procure o Poupatempo ou a Prefeitura para orientações e segunda via do carnê.

Assimp-116-2023
Redação: Assessoria de Imprensa
Fotos: André Monteiro

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.