Secretaria da Saúde distribui mais de 31 mil preservativos durante o carnaval

Equipes do Programa IST/AIDS realizaram ações de conscientização nas cinco noites de folia.

A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio do Programa IST/HIV/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde, esteve presente entre os foliões nas cinco noites de Carnaval, de sexta a terça-feira. Durante o período, foram distribuídos 30.114 preservativos masculinos, mil preservativos femininos e 7.800 sachês de gel lubrificante, junto ao trabalho de conscientização realizado por 11 funcionários do programa municipal de incentivo à proteção.
Cecília de Assis Marques dos Reis, coordenadora do programa, conta que o alerta para combinar diversão com prevenção foi bem recebido pelos foliões. “O nosso trabalho de prevenção é sempre bem aceito, pelos organizadores e pelos participantes dos eventos. Tivemos uma boa interação, conseguimos passar nossa mensagem e deixar com os foliões o preservativo para que possam se prevenir”, afirmou.
“A moçada no Bloquim também. Eles chegam perguntando se a distribuição de camisinha é gratuita. A gente informa que sim. Eles levam e recebemos elogios pela ação”, complementou Ciça.
As ações foram voltadas para públicos de diferentes faixas etárias e foram realizadas nas cinco noites do evento Bloquim e nas duas noites em que houve bailinho no Rio das Pedras Country Club.
Os preservativos previnem contra HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de impedirem gravidez indesejada. O gel lubrificante contribui para diminuir o risco de contaminação, ao provocar menos atrito, evitando lesões.

Testagens
Pessoas que desejarem realizar testagens para HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência ou a Casa Rosa, na Av. Jerônimo Alves Pereira, nº. 490, Jardim Universitário; pode-se também entrar em contato pelo telefone da unidade: (17) 3612-2470.

Assimp-100-2023
Redação: Everton Sylvestre
Fotos: divulgação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.