Prefeitura investe mais de R$ 270 mil em tecnologia no atendimento do SAMU 192 Barretos
O novo software digitaliza informações, integra a comunicação com a unidade para a qual o paciente será encaminhado, como UPA e Santa Casa, e permite o mapeamento de ocorrências oferecendo suporte para que outros serviços adotem medidas para evitar novos casos de doenças e acidentes
A prefeita da Estância Turística de Barretos, Paula Lemos, anunciou nesta quarta-feira, 1º, a instalação do novo software do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 Barretos. Com investimento de aproximadamente R$ 274 mil ao ano, o novo sistema, que entrou em operação na cidade neste início de mês, busca garantir mais agilidade aos atendimentos realizados pelo serviço.
Paula Lemos destacou que o investimento no novo sistema vai contribuir para salvar vidas. “Estou muito feliz porque é um grande ganho para a população de Barretos, um compromisso que a gente consegue cumprir”, afirmou. A prefeita agradeceu ao secretário de Finanças, Fernando Oliveira, pela colaboração na previsão do orçamento para que se chegasse a essa conquista e ao ex-secretário de Saúde, Kleber Rosa, que estava à frente da pasta quando foi planejada a instalação, empenhando-se junto à Paula para que hoje o “SYS 4 Web” passasse a ser uma realidade em nossa cidade.
A prefeita lembrou como ficou sensibilizada com a história de uma mulher que, com receio de como seria medicada se desmaiasse, tatuou no braço todas as alergias que tinha. “Esse sistema é um embrião do no nosso ‘RG da Saúde’, para se ter acesso ao histórico do paciente em qualquer unidade em que for atendido. O novo software já interliga os dados com a UPA e a Santa Casa, e a meta é que seja estendido aos hospitais particulares”, ressaltou.
O secretário de Saúde, Mussa Calil Neto, enfatizou a relevância de se providenciar modernidades para o serviço. “Esse espaço é tão importante e necessário porque salva vidas. A gente agradece o empenho da prefeita em dar esse suporte para a Secretaria de Saúde, especialmente para o SAMU, que são nossos parceiros em atender bem os munícipes que precisam”, disse. Paula e Mussa observaram que já estão em busca também de trazer ambulâncias novas para o serviço e a prefeita lembrou aos funcionários do SAMU que está atenta a demandas deles e elaborando projetos de lei com sua equipe para atendê-las.
Múltiplos benefícios do novo sistema
“Eu nunca vi uma gestão dando tanto apoio para o Samu como agora”, afirmou o médico Thalles Almeida, que no semestre passado voltou a ser coordenador do serviço. O coordenador mencionou dificuldades que já passou no serviço em tempos passados e explicou os benefícios do novo sistema. “Quando me foi apresentado, achei esse software fantástico, sendo que quando fui no primeiro congresso do Samu dez anos atrás, ele estava nascendo. Era um sonho nosso de trazer para Barretos e isso foi conquistado bem na sua gestão, Paula. Parabéns porque isso vai proporcionar estatísticas reais”, destacou.
“Esse investimento é uma construção para melhorar a nossa Saúde. Teremos em tempo real o que está acontecendo na nossa cidade e região”, enfatizou Thales. O coordenador do SAMU explicou que serão proporcionados dados estatísticos para serem passados ao secretário de Saúde, compartilhados com a atenção básica e até mesmo com o setor de trânsito, percebendo-se a região da cidade em que um agravo à saúde ou acidentes estejam ocorrendo com maior frequência para que os setores responsáveis possam intervir para evitar novos casos.
Já em funcionamento
A técnica Brenda Tostes, de plantão na ambulância junto com o socorrista Marcel neste primeiro dia do novo software, já começou a notar os benefícios. “Muita agilidade. Ainda é uma fase de adaptação, mas já está mais prático para a gente registrar o estado clínico do paciente, a chegada ao local, término da ocorrência e não estamos mais usando papel”.
O contrato com a empresa que administra o sistema prevê a disponibilização de quatro tablets, que a partir de agora já passaram a ser usados nas ambulâncias. Enquanto, na central de regulação, o software proporciona o monitoramento em tempo real das ambulâncias, com a visualização do tipo de atendimento que cada uma realiza e em que local do mapa elas estão. A médica Mariana Galvão, coordenadora do Pronto Atendimento da Santa Casa de Misericórida de Barretos também esteve presente na cerimônia de apresentação do novo software.