Comportas da Hidrelétrica Marimbondo são abertas hoje, 13 de janeiro de 2022
A Prefeitura Municipal de Colômbia, através do seu departamento de Defesa Civil do Município, informou hoje, 13 de janeiro de 2022, em contato com a empresa Eletrobrás Furnas – Hidrelétrica Marimbondo, que por conta da época de chuvas neste início de janeiro, suas comportas foram abertas para o controle do volume de água na região do município de Colômbia.
Em contato com o departamento da Prefeitura de Colômbia, foram informados que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)- ONS autorizou abrir todo o Sistema das Hidrelétricas do Rio Grande e Pardo, os Vertedouros conjunto de Comportas, que foram abertos de coordenados de baixo pra cima. A Hidrelétrica de Porto Colômbia, com reservatório na área do Clube Náutico, também terá suas comportas abertas.
O nível da usina marimbondo hoje abrange as cidades de Barretos, Colômbia, Guaíra, Planura, Icem, Altair, Fronteira e Guaraci é de 74,33%.
A Usina de Marimbondo foi o quarto desafio na história de FURNAS, coincidindo com a completa maturidade da Empresa como concessionária de energia elétrica. Localizada no rio Grande, entre as cidades de Icém (SP) e Fronteira (MG), a Usina de Marimbondo é a segunda maior potência instalada dentre as usinas de FURNAS.
As linhas de transmissão em 500 kV, que integram a usina ao sistema, foram as primeiras a serem construídas no Brasil e a operar dentro da América Latina, o que caracterizou, definitivamente, o total domínio de firmas brasileiras nos campos de projeto, fabricação e construção de empreendimentos ligados ao setor de energia elétrica.