Cenário pós-pandêmico tem motivado novos empreendedores

Especialista afirma que menor impacto da pandemia no mercado de trabalho tem motivado novos empreendedores

Com a diminuição do impacto da pandemia sobre o mercado de trabalho muitas pessoas tem decidido empreender. O fenômeno pode ser explicado de forma simples: indivíduos que se agarraram a outras funções em um ato de desespero, e que agora estão encorajados a seguir novos sonhos graças ao menor impacto da pandemia sobre o mercado.
– “A fase aguda da pandemia fez muitos aceitarem cargos que não diziam respeito à formação do indivíduo. Com isso ouvimos relatos de aumento na ansiedade e inclusive casos de depressão entre profissionais. Agora, neste novo momento, muitos estão encorajados a lutar pelo sonho”, explicou o advogado André Teófilo, especialista em Direito Empresarial.
Segundo ele, ainda nos anos 80, o “pai da administração moderna” Peter Drucker, já dizia que aquela ideia de que o funcionário atuaria a vida toda em uma única empresa iria mudar. E pelo visto, os dias apontados pelo grande escritor e consultor de negócios chegaram.
De acordo com André Teófilo, os primeiros cinco anos são cruciais para o estabelecimento do negócio, e para evitar maiores aborrecimentos, é preciso que o novo empreendedor tenha alguns cuidados e adote práticas importantes elencadas abaixo por ele:

1 – Conhecimento: “independente do ramo de atuação, é preciso que o empreendedor conheça detalhes daquele universo, além de subsídios para vencer os próprios gaps”.

2 – Lidar com pessoas: “ninguém faz nada sozinho. E todo empresário que pretende crescer, vai precisar de colaboradores. Sem uma boa gestão de pessoas, a empresa terá mais problemas durante o processo de crescimento”.

3 – Estrutura comercial: “mesmo que a empresa seja pequena, precisa contar com uma estrutura capaz de receber as demandas dos clientes. Pensar em redes sociais adequadas ao modelo de negócios pode fazer a diferença. Um site simples, feito com poucos recursos, uma página no Facebook, um perfil no Instagram, um canal no Youtube e uma LinkedIn Page, além de textos para o blog do site, pequenos impulsionamentos em Facebook Ads e Google Ads e outros pequenos passos, como Google Shopping podem fazer a diferença. O ideal é que o público conheça a empresa e que a mesma desperte o interesse de possíveis clientes”.

4 – Identificação de erros: “outro passo fundamental é adotar a melhoria contínua, aperfeiçoando processos. Contar com alguém de fora no apontamento desses erros torna a empresa menos vulnerável”.

5 – Gestão: “o proprietário deve gerir muito bem isso tudo, além de estabelecer metas claras e atingíveis. Não adianta planos audaciosos, sem estar preparado. Por isso, fracionar as metas pode ser uma ideia interessante”.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.