Vereador Ricardo Bodinho questiona sobre os valores calculados dos Serviços Públicos de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos – RSU.

 

O vereador Ricardo Rocha “Bodinho” (PP) enviou requerimento à Prefeita Municipal, solicitando-lhe providências do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos – SAAEB, visando informar se a Autarquia tem a ciência de que, em razão de como foram calculados os valores dos Serviços Públicos de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos – RSU, especificamente para os condomínios edilícios horizontais ou verticais, há distorções em relação aos imóveis residenciais, tendo em vista que, nos condomínios, o lixo é depositado em um único local, invariavelmente, fora do imóvel, tarefa que é realizada pelos funcionários do local e não pelos funcionários da concessionária que presta o serviço de coleta de lixo.

Ricardo “Bodinho” questiona ainda como será sanada essa distorção criada ao serem consideradas apenas as áreas construídas dos imóveis e não a logística na retirada desses resíduos do local, sendo que a remoção do lixo é mais trabalhosa e onerosa para os moradores dos condomínios do que para os que residem em imóveis convencionais.

Na propositura o vereador ressalta que os condomínios edilícios horizontais ou verticais apresentam características muito peculiares quando comparados com as unidades residenciais convencionais no quesito de utilização dos serviços públicos de limpeza, conservação, segurança, etc.

“A logística de remoção dos resíduos sólidos nos condomínios se demonstra bem mais trabalhosa e onerosa aos moradores em relação aos imóveis convencionais, pois obriga que grandes volumes de lixo sejam transportados a longas distâncias, não raras vezes por funcionários do condomínio, até o portão do local para a coleta final da concessionária que presta o serviço”, afirmou Bodinho.

“Nesse sentido, reitero os questionamentos, pois, da maneira como está, há uma distorção na cobrança dos serviços”, concluiu.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.