Tereos leva transformação digital para o campo em colaboração com AWS e alavanca resultados
Inteligência artificial, Big Data, analytics, Internet das Coisas (IoT). Termos comuns na linguagem das empresas tech e startups também já fazem parte do campo. Na Tereos Açúcar & Energia Brasil, empresa do setor sucroenergético que é a segunda maior produtora de açúcar do país, uma colaboração com a Amazon Web Services (AWS) ajudou a companhia a avançar em seu processo de transformação digital e já trouxe resultados estratégicos para o negócio.
Com foco em inovação e tomada de decisões baseadas em dados, a Tereos conta com os serviços da AWS para ampliar o uso de tecnologias avançadas nas operações agrícolas, industriais e comerciais. A análise massiva de dados permite à empresa tomar decisões com uma visão ainda mais integrada de todo o processo produtivo: do plantio, manejo agrícola e colheita da cana, passando pela produção do açúcar, etanol e bioenergia e gerenciamento da demanda e entrega a clientes no mercado interno e de exportação.
No último ano, a migração de grande parte dos assets digitais para a nuvem foi mais um passo importante para apoiar o crescimento da safra, que registrou números recordes em processamento de cana. Atualmente, cerca de 70TB de dados trafegam pela nuvem, onde são armazenados e processados.
“O setor sucroenergético é um ambiente de cadeias complexas e que envolve desde as incertezas climáticas das atividades agrícolas até infraestrutura logística. Por isso, a disponibilidade dos dados na nuvem, combinada às soluções de inteligência analítica, é uma importante aliada do nosso negócio, trazendo mais agilidade para a tomada de decisão”, comenta Pierre Santoul, diretor-presidente da Tereos no Brasil.
De acordo com Cleber Morais, diretor-geral do setor corporativo da AWS Brasil, a empresa está, junto à Tereos, colocando em prática uma transformação que vai muito além da tecnologia. “Ao integrar e correlacionar seus dados usando o poder da nuvem, a companhia consegue inovar com mais agilidade, otimizar a gestão de seus recursos e escalar as soluções”, afirma.
A inovação também colabora com o pilar mais importante da Tereos: a sustentabilidade. A empresa está sempre em busca de diminuir ainda mais a pegada de carbono na produção do etanol, como transformar a vinhaça em biogás para substituir o diesel nos caminhões e diminuir o uso de fertilizantes a base de petróleo. O uso de analytics está trazendo oportunidades nesse sentido, como o uso de um roteirizador desenvolvido pela empresa para otimizar as rotas dos equipamentos agrícolas, com uma potencial redução de 10% da distância percorrida, reduzindo o consumo de diesel, um dos principais emissores de gases do efeito estufa.