Instituto o Amor leva ações Novembro Azul
O Instituto O Amor de Barretos realizou ações de campanha do Novembro Azul para os Idosos dos núcleos dos bairros Nova Barretos e Leda Amendola.
Na terça-feira (23), os idosos verificaram a glicose, pressão arterial e participaram de palestras educativas sobre o câncer de próstata. A atividade contou com a participação de todos os profissionais de saúde do idoso da Instituição.
As palestras mostraram aos idosos os sintomas do câncer de próstata e alertaram para os riscos da doença. A médica Carolina Sasdelli, desmistificou a ideia do exame do toque. Ela mostrou aos idosos que o exame não é obrigatório, mas é a forma mais eficaz de se identificar um tumor.
No caso do idoso, o primeiro passo é procurar o Instituto O Amor ou uma UBS mais próxima de casa. Lá, o médico vai solicitar o exame de PSA (exame de sangue) e em caso de alteração no resultado, o paciente é encaminhado para um urologista.
“Esse profissional especializado pode realizar o exame do toque ou, em caso de negativa do paciente, realizar outros exames. Quem tem histórico familiar da doença deve procurar uma unidade de saúde a partir dos 40 anos. Quem não tem, a partir dos 50. Mas é importante que todos busquem a prevenção”, destacou Carolina.
No final, todos participaram do sorteio de brindes, brincadeiras e de um delicioso café da manhã.