Relatório final da CPI da Covid-19 será apresentado na segunda
Foto – Vereadores durante a reunião ontem na Câmara
Os vereadores Carlão do Basquete (presidente), Raphael Oliveira (relator) e Nestor Leonel (membro) que integram a CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito – que apura ações e omissões no enfrentamento da Covid-19, entre março 17 de março a 31 de dezembro de 2020, realizaram uma reunião na manhã de ontem, para elaboração do relatório final da comissão. Na oportunidade, ficou definido que o tema voltará a ser discutido em nova reunião, na segunda (22), às 9h.
O relator da CPI, Raphael Oliveira, afirmou que o seu relatório completo foi apresentado na manhã de ontem, relativo ao que ocorreu em 2020 e 2021 com relação aos gastos com a Covid-19. “Segunda é o prazo final de aprovar esse relatório, aprovando ou rejeitando o meu relatório, ou aprovando um relatório elaborado a parte dos demais integrantes da CPI”, explicou o relator.
No seu relatório, o vereador e advogado, Raphael Oliveira, chamou a atenção para um número maior de mortes em 2021, que passou de 156 em 2020 para 453 mortes em 2021. “Tivemos três vezes mais mortes em 2021. Só entre janeiro e março de 2021, dobrou-se o número de mortes em relação a 2020, ou seja, morreram 100 barretenses praticamente por mês. Havia uma organização estrutural e suporte aos pacientes. E foi correta a decisão de se abdicar de novos leitos como foi feito pela atual gestão”, afirmou o vereador Raphael.
O presidente da CPI, vereador Carlão do Basquete, afirmou que a CPI precisa acusar quando ela tem provas, eu tenho como provar que foi feito um gasto de forma errônea, com o pagamento dos servidores municipais. “O rascunho do relatório apresentado pelo vereador, tem acusações que não tem provas e poderá gerar problemas para a Comissão no futuro. “Provavelmente iremos elaborar um relatório aparteado. Inclusive, o Hospital Nossa Senhora e Santa Casa de acordo com uma portaria, tem um ano para apresentar as contas”, explicou Carlão.