IMPERA promove a ‘Semana Global do Empreendedorismo’ com várias atividades em Franca
De 15 a 19 de novembro estão programadas palestras, oficinas e mesas-redondas sobre temas diversos para empreendedores, na sede da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica

 

Capacitar, inspirar e conectar. Esses são os principais objetivos da “Semana Global do Empreendedorismo” (SGE) que acontece em mais de 130 países neste mês de novembro. E a IMPERA (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca) coloca Franca no calendário nacional com um evento presencial que acontece de 15 a 19 de novembro, com programação de palestras, oficinas e mesas-redondas para empreendedores de diversos segmentos, com entrada gratuita. São 30 vagas para cada atividade e as inscrições devem ser feitas no link: linktr.ee/impera.franca.

“A SGE é um movimento global, que busca fortalecer a cultura empreendedora por meio da conexão e capacitação, inspirando as pessoas a empreender. Este movimento, repleto de atividades com diferentes públicos e temáticas, reúne milhares de organizações e milhões de pessoas em todo o mundo. E, neste ano, a IMPERA participa inserindo Franca neste calendário do empreendedorismo”, diz Jean Dunkl, gestor da Incubadora.

A “Semana Global do Empreendedorismo” na IMPERA vai reunir empreendedores e profissionais de diversos segmentos como advogados, psicólogos, gestores, designers, engenheiros, publicitários, administradores, entre outros, que vão compartilhar conhecimento e experiências voluntariamente. As atividades acontecem durante toda a semana, em dois horários: às 10h, as palestras; às 18h, as mesas-redondas. As oficinas acontecem somente na terça e na quarta, às 16h (confira a programação completa abaixo).

Na abertura do evento, segunda-feira (15/11), às 10h, o advogado Carlos Eduardo Silva Júnior fala sobre “A importância dos Contratos Sociais e dos Acordos de Sócios” e às 18h, o psicólogo Diego Alves e a profissional de RH Karina Passos discutem o tema “Gestão de Pessoas: home office e modelo híbrido de trabalho”.

“A SGE acontece com foco em três pilares: capacitar, ou seja, auxiliar os participantes por meio de oportunidades de qualificação; inspirar, com histórias e lições aprendidas por empreendedores; e conectar instituições e pessoas que fomentem um ambiente empreendedor. São com esses propósitos que atuamos na IMPERA, a fim de despertar e gerar networking para o nosso ecossistema e de toda a região de Franca”, ressalta Jean.

A “Semana Global do Empreendedorismo” foi criada em 2007 pelo ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown. No Brasil, foi instituída no calendário nacional pela Lei 14.135, de 2021, sancionada em abril pelo presidente Jair Bolsonaro. A norma prevê a realização de atividades sobre o tema na terceira semana de novembro de cada ano e tem como objetivo desenvolver palestras, debates, seminários e outros eventos para fortalecer e disseminar a cultura empreendedora no país. A Lei pretende ainda estimular políticas públicas para melhorar o ambiente empreendedor brasileiro e apoiar atividades desenvolvidas por organizações da sociedade civil em prol de um Brasil mais empreendedor.

SERVIÇO
‘Semana Global do Empreendedorismo’ na IMPERA
Data: de segunda (15/11) a sexta-feira (19/11)
Horário: 10h (palestra), 16h (oficina) e 18h (mesa-redonda)
Local: IMPERA – Rua Major Mendonça, 1659 – Cidade Nova – Franca/SP
Inscrições gratuitas: linktr.ee/impera.franca
Informações: (16) 99974-5209 / impera.franca@gmail.com  / Instagram: @impera.franca

A IMPERA
Inaugurada em novembro de 2018, com apoio da Prefeitura de Franca, junto ao Instituto Cidade do Calçado, a IMPERA (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca) tem como objetivo fomentar o empreendedorismo, através do suporte a projetos e empresas com propósitos inovadores que estão em fase inicial ou de desenvolvimento, e consolidar seus produtos e serviços no mercado.
Atualmente, a IMPERA atende 13 startups (ADSrock, Coffee Box, Go Cluster, Homea, Mercadão do Fabricante, NFeAgro, OLO, Omink, Perfil Sertanejo, Personal Alternativo, Pluga Cuca, Profinanc e Sistema Metha) que apresentam como proposta a inovação, incremental ou disruptiva, e soluções tecnológicas para os diversos segmentos como indústria, varejo, educação, agronegócio, saúde, alimentação, mercado automotivo, e-commerce, marketplace, entre outros.
A IMPERA atua na integração dos projetos incubados com o mercado, universidades e instituições, fornecendo estrutura física, capacitação e mentorias, propiciando um ambiente favorável para o desenvolvimento do ecossistema empreendedor.

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira (15/11)

10h – Palestra: “A importância dos Contratos Sociais e dos Acordos de Sócios”
Convidado: Carlos Eduardo Silva Júnior – advogado do escritório Moisés, Volpe e Del Bianco Advogados. Especialista em Direito das Empresas pela Universidade de Coimbra e pós-graduando em LL.M. de Direito Corporativo pelo IBMEC.

18h – Mesa-Redonda: “Gestão de Pessoas: home office e modelo híbrido de trabalho”
Convidados:
Karina Passos – profissional de Recursos Humanos há 20 anos, formada em Administração de Empresas, com pós-graduação em Psicologia pelo Mackenzie. Atua na Brasilseg (BB Seguros) como responsável pela área de Recrutamento e Seleção de Franca, com foco em melhorar a experiência do candidato, colaborador e cliente interno, criando ações e projetos que contribuam para a sua jornada.

Diego Alves – consultor empresarial de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional na CPD Consultoria e psicólogo clínico.

Terça-feira (16/11)

10h – Palestra: Gestão empresarial – métodos de controle”
Convidado: Lucas Pit Ribeiro – consultor em Gestão Financeira na CPD Consultoria, formado em Administração e Ciências Contábeis pelo Uni-Facef e pós-graduando em Controladoria e Finanças, Auditoria e Planejamento Tributário. Empreendedor, atua com o propósito de ajudar as empresas no seu desenvolvimento sustentável e contínuo.

16h – Oficina: “Metaverso e Realidade Aumentada”
Convidado: Fábio Garcia – fundador da AREA, estúdio de Realidade Aumentada. Formado em Gestão de Tecnologia pela FIAP e cursando MBA de Mobile Development pela mesma instituição. Com mais de 30 anos de experiência em marketing criou campanhas nacionais e internacionais quando morou em Nova Iorque por quatro anos.
Material necessário p/ participar: notebook com o software Blender instalado (gratuito – www.blender.org/download/).

18h – Mesa-Redonda: “A importância das redes sociais no e-commerce”
Convidados: 
Lucas Kalango – atua há mais de 10 anos com serviços para Internet, cofundador da MementoWeb Marketing Digital, que desenvolve cursos/treinamentos, consultorias e serviços.

Rafael Lira – especialista em gestão de tráfego pago e diretor da agência de Marketing Digital Liraweb.

William Israel – atua no setor de e-commerce e marketing digital desde 2013, é sócio-fundador da Snow Digital e atual presidente do Comitê de Líderes de E-commerce de Franca/SP.

Quarta-feira (17/11)

10h – Palestra: “Inovação e empreendedorismo: como virar a chave”
Convidado: Victor Barbieratto – com amplo conhecimento em todo o processo de planejamento, criação e desenvolvimento de produtos e marcas, está à frente da agência Barbieratto, liderando os projetos executados pelo time. É graduado em Design de Produtos pela Unesp, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e curso de especialização em Gerenciamento de Projetos na Universidade de Ohio (EUA).

16h – Oficina: “Descomplicando a impressão 3D”
Convidado: Eduardo Borges – designer de Produtos, sócio-fundador do Studio Calenzano de Design, escritório especializado em design de produtos, desenvolvimento de modelos digitais, prototipagem rápida e impressão 3D.

18h – Mesa-Redonda: “Revolução Digital – a Tecnologia 4.0 e seus serviços”
Convidados:
Guilherme Artiles – graduado em Engenharia da Computação, com MBA em Administração de Organizações. Experiência com Gestão de Logística Reversa para E-commerce e fusão/integração de empresas adquiridas do Magazine Luiza. Atuou como gerente de Planejamento e Processos no e-commerce Dafiti e foi responsável pela criação da primeira loja virtual de varejo de alimentos do interior de São Paulo, a Savegnago Online. É cofundador e diretor de operações da Hubsales (adquirida pelo Magalu em 2020), que atua com foco em DTC (Direct To Consumer) e ajuda as indústrias a se conectarem no mundo digital.

Robinson Idalgo – atua na área de informática há mais de 20 anos, pós-graduado em Gestão de Tecnologia (Uni-Facef), sócio da SoftUp Sistemas, um dos fundadores do Polo Francano de TI (núcleo de empreendedores da Acif – Associação do Comércio e Indústria de Franca), atua focado em software de Sistema de Gestão Empresarial com clientes e parceiros em todo o Brasil.

Quinta-feira (18/11)
10h – Palestra: “Você não é empreendedor se…”
Convidado: Zanone Neto – empreende desde criança. Com 10 anos já vendia produtos da empresa do seu pai, como mandioca. Sempre ligado a vendas, gestão e marketing, com 21 anos abriu o seu primeiro negócio em Franca, a Coxinetto, uma empresa de fast-food de coxinhas gourmet, que foi vendida dois anos depois. Hoje, aos 23 anos, empreende com seu pai na Elias Congelados, onde atua como gerente comercial, e comanda o e-commerce de bolsas ShopBag.

18h – Mesa-Redonda: “Empreendedorismo como propósito de vida”
Convidados:
Mario Arias Martinez – empresário dos ramos de Tecnologia, Construção Civil e Agronegócio. Graduado em Tecnologia da Informação e pós-graduado em Análise de Sistemas (Universidade de Franca) e Gestão de Negócios pela Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis de Franca. Diretor comercial da CHB Sistemas, presidente da Fundação Espírita Allan Kardec e vice-presidente do Idefran (Instituto de Divulgação Espírita de Franca).

Silvia Alonso y Alonso Bittar Cunha – gestora Regional do Sabin Medicina Diagnóstica de Franca, sócia da Empório das Lixeiras e docente da disciplina de Empreendedorismo no Uni-Facef. Graduada em Administração e mestre em Gestão Empresarial pelo Uni-Facef. Presidente da Fipec (Fundação Instituto de Pesquisa, Ensino e Cultura de Franca), membro do Conselho Deliberativo da Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca), membro do Grupo Mulheres do Brasil.

Sexta-feira (19/11)

10h – Palestra: “Negociação e Vendas: os pilares para o sucesso comercial”
Convidado: Fabiano Torres – empreendedor, especialista em Gestão e Tecnologia, possui mais de 20 anos de experiência desenvolvendo projetos de tecnologia para empresas como Microsoft, Vale, Citibank e Itaú BBA. É sócio-fundador da Profinanc, startup com o propósito de otimizar a pesquisa e contratação de financiamento de veículos nas concessionárias e revendas de autos.

18h – Mesa-Redonda: “Branding – o poder da marca”
Convidados:
Felipe Martí – comunicador especialista em muitas vertentes: escreve, dirige, fotografa e é consultor. Com grande experiência em diferentes setores, tem background para transitar por assuntos mercadológicos, administrativos e criativos. É sócio da Inteligência Ventura – Consultoria de Marcas e Negócios, que atende players de alimentos, saúde e vestuário – e da EDC (Espacio de Color) – que figura entre as principais produtoras audiovisuais do interior paulista.

Vinícius Campos – com 14 anos de experiência no mercado de comunicação, é um dos fundadores da Inteligência Ventura – Consultoria de Marcas e Negócios. Responsável pelo reposicionamento da marca “número 1” de botas de aventura do Brasil, a Macboot, e pela a digitalização da comunicação da quinta maior empresa de lácteos do Brasil, a Jussara. Host do podcast “Língua Presa”, cofundador da marca Pedal Massa e, junto com outros grandes nomes, segue empreendendo com o lançamento da Amplifica, uma empresa de comunicação em áudio, com foco em podcasts.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.