Com falta de chuvas, SAAE orienta população a evitar desperdício de água

 

Com 86 dias sem chuvas, a direção do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Barretos está orientando a população a evitar o desperdício de água. Entre as medidas que devem ser adotadas, a orientação é para que evite lavar as calçadas. “Estamos vivendo uma situação de alerta e não queremos que os problemas vividos pelos barretenses nos anos passados com a falta de água neste período volte a ocorrer. Trabalhamos muito para em breve colocar, de fato, o poço e reservatório do bairro San Diego em funcionamento, mas isso também não quer dizer que poderemos desperdiçar água”, esclarece Waldo Villani Júnior, engenheiro civil e superintendente do SAAEB.
Segundo o suprientendte, a orientação é para que a população evite banhos demorados, torneiras pingando e lavagem de calçadas são hábitos que muitas vezes não nos damos conta de que são os maiores causadores de desperdício de água. “Esperamos não ter que, futuramente, passar a multar os clientes que forem flagrados lavando calçadas, ruas e carros. Por isso, precisamos todos nos conscientizar e evitar consumos desnecessários para que possamos passar essa fase tranquila sem que tenhamos que tomar atitudes severas para segurar o consumo”, enfatizou.
Atualmente, Barretos conta com 40 reservatórios de água, cinco poços profundos do aquífero Guarani, 11 poços do aquífero Serra Geral e duas captações superficiais (córrego Pitangueiras e Aleixo). A capacidade máxima de captação de água por dia é de 34.800 m3. Com entrada em funcionamento do sistema Unifeb e San Diego, o aumento da capacidade de abastecimento será de cerca de 12.000 m3 por dia.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.