Defesa Civil constata aumento de ocorrências com enxames de abelhas
Foto – Equipe durante captura de enxame de abelhas no Distrito do Prata
A captura de abelhas voltou a ser umas das principais ocorrências atendidas pelas equipes da Defesa Civil. Ontem, os bombeiros municipais da equipe da Secretaria de Defesa Civil atenderam uma ocorrência no no Distrito do Prata. De acordo com informações dos funcionários da Secretaria de Obras que estariam na zona rural realizando reparos e manutenção das estradas, o enxame estaria atacando a todos que transitavam pelo local.
Após um estudo do caso, um trabalho minucioso foi realizado para a remoção da colmeia. Os bombeiros municipais Ricardo, Diego e Santo, que participaram desta operação, estavam com vestimentas apropriadas, e puderam realizar o isolamento da área, para que a ação não oferecesse riscos às pessoas. As abelhas foram alocadas em um ambiente próprio.
De acordo com o bombeiro municipal, Ricardo Maia, da Defesa Civil, no mês de abril, houve um grande registro de atendimentos de ocorrências envolvendo abelhas, chegando até 17 retiradas de colmeias. Agora em agosto, muitos chamados estão ocorrendo devido aos enxames itinerantes, que é o caso onde as abelhas buscam pelo melhor local para se fixarem.
O secretário da Defesa Civil, Elson Santos orienta que em situações como essas as pessoas não coloquem suas vidas em risco, tentando o manejo ou extermínio das abelhas. “Acionem a equipe da Defesa Civil através dos telefones 3322-0419 e 99186-7572 (plantão 24h). Nosso trabalho é totalmente gratuito, e sempre prol da segurança da nossa população. Um compromisso que assumimos junto com a prefeita Paula Lemos” destacou o secretário.