Vereador questiona devolução de 10 leitos de suporte ventilatório e saúde esclarece decisão
Foto – Vereador Dr. Rodrigo Malaman que obteve resposta de requerimento
Foto – Secretário de Saúde, Kleber Rosa
O vereador Rodrigo Malaman (PSDB), após enviar questionamentos a Divisão Regional de Saúde – DRS-5, recebeu a informação em resposta ao seu requerimento, que a Prefeitura de Barretos, abriu mão de 10 leitos de suporte ventilatório pulmonar que foram disponibilizados através de convênio entre a Prefeitura de Barretos e o Governo de São Paulo. No documento, o vereador foi informado que o município recebeu uma verba e fez posteriormente a devolução, por não abrir os leitos.
Segundo o vereador, o Governo transferiu mais de R$430 mil para a implantação dos leitos, mas que foram devolvidos pela gestão municipal. “O Estado ao perceber que os leitos não foram instalados, solicitou da Prefeitura a devolução dos recursos. Em ofício do dia 17 de março de 2021, endereçado ao Governo de São Paulo foi informado que procederia a devolução por não ter implantado os leitos”, afirmou Rodrigo Malaman.
Para o vereador, a implantação destes leitos poderiam ter salvado muitas vidas e diminuiria o número de óbitos na cidade. “Em virtude dessas atitudes, esses leitos não foram instalados, chegando até a necessidade de se fazer lockdown”, explicou Malaman.
Procurada a Prefeitura de Barretos, a Secretaria Municipal de Saúde, através do secretário Kleber Rosa, esclareceu que diante do expressivo aumento de casos de Covid-19, o Município solicitou ao prestador (Fundação Pio XII) o estudo para a viabilização da implantação de 10 leitos de suporte ventilatório pulmonar para atendimento de pacientes da região de saúde compreendida pelo DRS-V Barretos. Concomitantemente, foi requerido ao Governo Estadual o aporte financeiro para a manutenção dos leitos. “Entretanto, depois de acurado estudo e verificadas todas as alternativas plausíveis, não foi possível ao prestador atender a totalidade das diretrizes da Norma Técnica Reguladora do Ministério da Saúde para implantar os dez leitos de suporte ventilatório pulmonar. Como, por essa razão, não houve a implantação, após reunião conjunta dos gestores, a DRS-V Barretos solicitou a devolução do recurso financeiro disponibilizado mediante Resolução. Até o momento, aguardamos instruções da Secretaria Estadual de Saúde quanto ao correto procedimento da devolução”, esclareceu o secretário Kleber Rosa.
Por outro lado, o secretário disse ainda que a Fundação Pio XII tem conveniado com o Município, através da Secretaria de Saúde, 52 leitos de UTI Tipo II COVID-19 para atender os pacientes dos 18 municípios que constituem o DRS-V Barretos, e, diante da inviabilidade técnica da disponibilidade dos leitos de suporte ventilatório pulmonar, prezando pela moralidade e equidade quanto ao uso do dinheiro público e respeito com o usuário SUS, a entidade disponibilizou 12 leitos de gripário para acolhimento da população.
Fonte – Jornal de Barretos Regional