Com apoio da Prefeitura, luthier barretense é premiado em projeto estadual
Thiago Menezes agradece Paula Lemos e secretário Rogério Teodósio pela ajuda nessa conquista
O luthier Thiago de Menezes Tavares foi premiado e selecionado para participar do Projeto Revelando SP Online, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A luthieria é a arte fabricação e/ou conserto de instrumentos musicais de cordas com caixa de ressonância, trabalho que o barretense faz de forma artesanal e com muita dedicação.
Exatamente essa paixão será mostrada para todo o estado por meio de um documentário a ser produzido com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura. No vídeo, o artesão mostrará como são fabricadas as violas caipiras, símbolo da música interiorana paulista.
Visita da prefeita
Depois do anúncio dessa conquista, o luthier recebeu a visita da prefeita Paula Lemos e do secretário municipal da Cultura, Rogério Teodósio, em sua fábrica na tarde desta terça-feira, dia 29 de junho/21.
“Nunca ouvi dizer que a equipe da secretaria de Cultura foi atrás de alguém. E tenho que agradecer porque foram eles que vieram e me ajudaram com a inscrição. Estou muito feliz”, disse Thiago.
Paula Lemos lembrou-se da frase: “música é alimento para a alma”. Assim, ela agradeceu ao artesão por disponibilizar sua arte em concorrer a este chamamento publico com centenas de outros concorrentes em todo o estado. “Parabéns pelo seu trabalho e por nos ajudar a manter viva essa musicalidade tradicional da nossa cidade”, disse.
O secretário Rogério Teodósio comentou que a gestão está empenhada em revelar os artistas do município. “O Revelando SP casou perfeitamente com o trabalho do Thiago. Estamos muito felizes com essa conquista”, comentou.
A história do artista
Thiago começou na carreira da luthieria em 2013, porém já vinha atuando neste ramo desde a adolescência, ainda como hobby. Após um curso, passou a fabricar e a vender suas violas no mercado digital. “Eu deixei a carreira de advogado para me dedicar somente a esse trabalho, atendendo músicos de toda a região”, explicou.
O documentário que será produzido, segundo ele, mostrará como é feita a viola caipira e como esse instrumento está ligado à cultura do interior paulista. “A empresa fabrica violas de forma artesanal, por isso fiquei muito feliz de ter esse reconhecimento tanto pelo setor cultural de Barretos quanto do Estado”, afirmou.