Prefeito Dieb recebe Troley Ferroviário para acervo histórico do Museu Municipal de Colina
Na manhã do último sábado, dia 22 de maio, o Prefeito Municipal de Colina Dieb Taha, acompanhado da Profª. Elizabete Milani Neme, responsável pelo expediente da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e pelo Sr. Gilberto Gonçalves, Coordenador de Atividades Culturais, recebeu da Associação Amigos da Estação e da Memória Ferroviária do Município de Colina, representada por seu Presidente Sr. Francisco Cardoso Filho e demais integrantes, um Troley Ferroviário para compor o acervo histórico do Museu Municipal, totalmente restaurado pelos membros da Associação.
A doação integrou e finalizou a programação da 19ª Semana Nacional de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, no período de 19 a 22 de maio, da qual o Museu Municipal de Colina fez parte com a exposição “Cel. Luciano de Melo Nogueira”, contando a história desse ícone que foi uns dos desbravadores do nosso território e personagem fundamental para o desenvolvimento e emancipação do Município.
Vale informar que a Associação de Preservação da Memória Ferroviária – APMF de São Paulo, cedeu em comodato o Troley para a Associação Amigos da Estação de Colina, que por sua vez, fez a doação do equipamento ao Museu Municipal.
Tanto a exposição “Cel. Luciano de Melo Nogueira”, que permanece montada por tempo indeterminado, quanto o Troley Ferroviário podem ser apreciados no Museu Municipal com entrada gratuita, atendendo os protocolos sanitários de prevenção da COVID-19. Vale muito à pena conhecer a história da família Nogueira, quanto apreciar o Troley de manutenção dos trilhos ferroviários.
Sobre o Troley – Também chamados de vagonetas ou trolinhos, são menores que os vagões comuns e são movimentados sobre os trilhos através da ação da força humana. Trata-se de um veículo de inspeção técnica da malha ferroviária, fabricado nos Estados Unidos, na década de 50. Veio para o Brasil no ano de 1957, juntamente com locomotivas e vagões, para auxiliar na construção da Estrada de Ferro do Amapá, na Amazônia brasileira, construída pela empresa Indústria de Comércio e Minérios-S/A (ICOMI) para transportar o minério de manganês.
Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina