Anunciada instalação da Fatec em Barretos
Com apenas quatro meses completos de mandato, a prefeita de Barretos, Paula Lemos, tirou do papel projeto que estava sendo aguardado por pelo menos há 14 anos: a entrada em funcionamento da Faculdade de Tecnologia (Fatec) – unidade de Barretos. Para se ter uma ideia, o primeiro ofício endereçado ao Governo Estadual pedindo sua vinda para Barretos data de 13 de abril de 2007.
A Fatec deve entrar em funcionamento em agosto, logo após o processo seletivo (vestibular) previsto para maio e junho. O primeiro curso a ser oferecido será o Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar.
Inicialmente, a faculdade vai operar dentro do Hospital do Amor, em uma parceria com a Fundação Pio XII, já que a cidade é um APL (Arranjo Produtivo Local) de Saúde, conforme reconhecimento do Governo o Estado de São Paulo. Entre os responsáveis por essa parceria estão o advogado Henrique Morais Prata, o deputado federal Geninho Zuliani (DEM), além da secretária municipal de desenvolvimento econômico, Maria Adélia Espinha de Lima Bueno e da professora Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souza.
O anúncio aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 3 de maio/21, pela prefeita ao lado do deputado federal Geninho e dos vereadoreso presidente Paulo Correa (PL), Gabriel Uchida (DEM), Raphael Silverio (PSDB), Raphael de Oliveira (PRTB), Professor Adílson (PL), Carlão do Basquete (PSD), Chafei Amsei (MDB), Eduardo do Mercado (REP), Fabrício Lemos (PSL), Nestor Leonel (DEM), dr Vagner Chiapetti (REP), Lupa (PRTB) e Juninho Bandeira (PL). Também esteve presente Fernando Galvão, ex-prefeito de Bebedouro e que é assessor do vice-governador Rodrigo Garcia.
Saúde é o foco
Os estudantes oriundos das Fatecs costumam ter grande empregabilidade após os estudos. Isso se deve ao fato de que os cursos oferecidos levam em consideração os setores em que a cidade é mais forte. No caso de Barretos, o foco será a Saúde.
Nada mais justo, já que a cidade tem um dos maiores hospitais no tratamento de câncer do mundo e ainda conta com outras instituições hospitalares de saúde privada e pública. Assim, está definido que os 6 cursos oferecidos pela nova Fatec serão nessa área, segundo o governo de São Paulo.
Durante o anúncio dessa conquista, o presidente da Câmara, Paulo Correa, destacou a quantidade de vezes em que a cidade pleiteou junto ao governo estadual a Fatec. “É uma conquista muito grande. Quem se formar lá, terá grande chance de sair empregado”, destacou.
O deputado federal Geninho Zuliani comentou que a Fatec em parceria público-privada já existe em outras cidades do interior e enalteceu o empenho da prefeita Paula Lemos e dos gestores do Hospital do Amor. “Que alegria estar aqui ao lado de todos vocês para trazer essa boa notícia. A vinda da Fatec é um sonho que conversei com a Paula desde o plano de governo. Barretos já é um caso de sucesso na área da Saúde e agora vai até exportar mão de obra qualificada”, afirmou.
Paula Lemos, por sua vez, agradeceu ao deputado e ao vice-governador Rodrigo Garcia pela conquista. “Eu estou muito feliz e só tenho a agradecer a todos que contribuíram para essa grande conquista para nossa cidade que é vocacionada para a saúde”, pontuou.